sexta-feira, maio 06, 2011

Em defesa da igreja primitiva

        O nome deste grupo de reflexões pode ser "Crítica à igreja evangélica atual" ou "Em defesa da Igreja Primitiva", que eu acredito que sejam a mesma coisa, seja como for, essas reflexões são confrontos entre essas duas Igrejas, que infelizmente têm se tornado cada vez mais diferentes.
        Não considero que seja justo fazer críticas do lado de fora, jogar pedras nas janelas sem nunca entrar dentro da casa pelas portas e tentar arrumar as coisas, sem se envolver e nem tomar qualquer iniciativa para que aquilo que se considera errado seja mudado para melhor. Bem, eu estive do lado de dentro de algumas igrejas, não por pouco tempo e também não apenas como frequentador distante sentado em bancos. Eu trabalho, colaboro para que ministérios funcionem, principalmente dentro da minha área maior de atuação, a música, mas também na palavra e na oração, faço parte há alguns anos de um ministério forte e com objetivos, graças a Deus.
        As reflexões abaixo tiveram um preço pra mim, eu confrontei alguns e fui mal entendido por outros, mas fui sincero, íntegro e coerente com a visão que tenho de Deus e da Bíblia, portanto não são meras teorias e muito menos hipocrisia. Eu não me acomodei com cargos e plateias, nem me vendi por apoios e aplausos, e como músico isso é muito tentador de ser feito. Aconselho que os textos sejam lidos com cuidado, peço desculpas caso eles incomodem alguém, contudo representam a realidade de muitos púlpitos de igrejas evangélicas brasileiras atuais, quem tiver alguma lucidez reconhecerá isso.

01. Tempo de chorar 

02. Estupidez nos púlpitos

03. Fé irresponsável nos púlpitos

04. Pseudo-intelectualismo nos púlpitos

05. Irresponsabilidade nos púlpitos

06. "Profetada" nos púlpitos

07. Incoerência nos púlpitos

08. Insensatez nos púlpitos

09. "Vitimização" nos púlpitos

10. Carisma nos púlpitos: "gato por lebre"

11. Dedo no ferida

12. Ovelhas famintas e predadores inescrupulosos

13. Triste constatação

14. O sistema educacional não é inimigo do crente

15. Cuidado com a sutileza das heresias

16. A igreja dos meus sonhos

17. Impedindo cristãos de crescer

18. Hipócritas! Hipócritas! Hipócritas!

19. A verdade na boca de mentirosos...

20. Sobre "campanha para restauração da família"

21. Contra o que nós nos levantamos?

22. A Bíblia nunca aprovou violência contra outras religiões

23. Gananciosos, hereges e manipuladores

24. A igreja que funciona

25. Como acontece o desvio para heresia

26. As tristes patologias de parte das igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário