sexta-feira, maio 27, 2011

Ainda crê no velho evangelho?

    Ou, em que evangelho você crê, hoje? Sim, porque na nossa procura pela verdade, misturada com a nossa busca de aprovação para fazer as coisas que sempre achamos que fossem erradas, e que como não conseguimos deixar de fazer, procuramos explicações que apoiem a prática delas, nessa empreitada nós desconstruímos e tornamos a construir o evangelho, várias vezes. E o que resulta daí? Qual é o evangelho que cremos hoje, afinal das contas? O que nele há genuinamente de Deus e de inventado pelos homens?
    Já vou concluindo logo de cara, quem acha paz é o simples, o que apesar de conhecer os mistérios de Deus, visto que amadureceu como cristão, ainda tem como fundamento de sua vida os primeiros ensinamentos. O que foi que nós aprendemos no princípio de nossa caminhada senão que “se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”? (Primeira carta de João, capítulo 1, versículo 7).
    É simples o evangelho, não tem complicação, ocorre que alguns dizem que já sabem e vivem isso, que a coisa é mais profunda, que precisam ir além. Contudo eu questiono o que é esse ir além, se é conhecer as profundezas de Deus, ou adicionar ou subtrair novas doutrinas, criando um teologismo mais agradável aos corações rebeldes, como o povo de Israel fazia quando se afastava do Senhor e buscava profetas que falassem coisas que eles queriam ouvir, e que não representavam a vontade de Deus.
    A pergunta é uma só: você ainda encontra paz no evangelho do início da sua caminhada? A quanto tempo você não dá testemunho de uma benção real, que você tem certeza que veio de Deus, que te trouxe grande alegria? A caminhada com Deus experimenta bênçãos todos os dias, é renovada a cada manhã. Nela, a leitura dos textos bíblicos, mesmo com todas as questões levantadas, de contexto histórico, de confronto com a ciência, essa leitura sempre encontra um alimento para a alma, que dá forças para que continuemos a caminhar com Deus, o nosso velho amigo.
    É engraçado como mesmo não conseguindo por em prática as coisas mais simples, nós queremos descobrir e entender questões mais complicadas, com isso ajuntamos ainda mais acusação sobre as nossas cabeças. Quanto mais se sabe mais se é cobrado, se não por Deus, por nossas próprias consciências, como já foi dito, “abençoada seja a ignorância”. Mas o final do evangelho é igual ao princípio, “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida”, primeira carta de Paulo a Timóteo, capítulo 1, versículo 5.
    Por que buscamos tanto a verdade, navegando entre congregações, atracando o barco da nossa alma em doutrinas, e novamente sendo levados para o mar das dúvidas por qualquer outro vento? “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, evangelho de João, capítulo 14, versículo 6, desse verso, todos  nós nos lembramos, é do início da nossa caminhada. Mas é isso, Jesus é a verdade, não há a necessidade de busca-la, quem caminha com Cristo já achou a verdade. A verdade de Jesus é entendida pelo nosso espírito e não pela mente, visto que é aí que o Espírito Santo começa a agir, “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”, evangelho de João, capítulo 14, versículo 17.
    Talvez você esteja achando que esta reflexão seja um retrocesso, que seja apologia à estagnação espiritual, que diz que o que caminha com Jesus não deve pensar e entender as coisas com mais profundidade, mas talvez seja um pouco disso mesmo. Contudo eu vejo mais como um alerta para que tenhamos limites, para que, tentando entender o oculto, não nos percamos em divagações que nos levam a lugar algum e que acabam tirando o sabor do evangelho.
    Cuidado, se a sua caminhada com Deus está ficando sem gosto, sem prazer, sem esperança, já que você acha que já orou tudo, buscou tudo, ouviu tudo, leu tudo, cuidado, você pode ter ultrapassado os limites do bom e velho evangelho, aquele que diz: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, evangelho de João, capítulo 10, versículo 10, e também “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”, evangelho de João, capítulo 7, versículo 38.
    Se for necessário, volte para o velho evangelho, ainda há tempo.   
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário