segunda-feira, agosto 08, 2011

"Não acho que as coisas sejam assim"

Se você, quando lê textos como estes postados aqui, diz “não acho que as coisas sejam assim”, tenho algumas palavras pra você. Se você for o tipo de pessoa que não acredita na lisura dos chamados crentes, que pensa que as igrejas evangélicas existem somente para tirar dinheiro dos membros, que todas as religiões, se forem praticadas com sinceridade, levam a Deus, que ninguém é dono da verdade, ou mesmo que acha que este deus cristão não existe, é apenas criação da psique humana, e das psiques mais fracas, eu peço uma gentileza a você, leia esta postagem até o fim.

    Primeiro eu gostaria de dizer que acredito em você, acredito na integridade da tua ótica da vida, mas melhor que isso, penso que Deus acredita em você. “Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”, Atos 9:7-8 (desculpe-me, mas citarei passagens bíblicas no decorrer desta postagem, eu acredito que a Bíblia está registrada atualmente como está, porque Deus tem um propósito para isso, acredito que Deus fala através da Bíblia). O versículo citado, diz quem são considerados filhos de Deus. Os judeus acreditavam que eles tinham esse direito, ou pelo menos aqueles que eram circuncidados e obedeciam à Lei. Contudo a promessa que Deus fez foi a Abraão, antes de existir a nação de Israel e a Lei de Moisés. Paulo chega ao cerne da salvação de Deus através desse texto. Salvos são os que são como Abraão, e como era Abraão?

    “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”, Romanos 4:1-5. Abraão teve fé, fé para acreditar que mesmo com idades avançadas, ele e a esposa Sara, poderiam ter um filho, que foi Isaque, e que a descendência desse seria multiplicada como as estrelas do céu. “Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”, Gênesis 22:17-18.

    São salvos os que creem, portanto você não precisa ser igual à maioria dos cristãos para ter uma experiência com Deus, não precisa fazer o que eles fazem, estar no lugar onde eles estão ou mesmo andar com eles para ser um filho de Abraão. Basta querer, buscar, esteja onde estiver, se for de coração, Deus te ouvirá e se revelará a você. Mas aí está a primeira ênfase, se for de coração, de todo coração. Quem busca Deus assim, sempre o encontra, mesmo que esteja no lugar mais improvável do mundo para que isso aconteça. A consequência dessa busca genuína é que se acha, e começa a não se contentar mais com qualquer coisa, com mentiras, com hipocrisias, com manipulações humanas, com segundas intenções. Essa é a segunda ênfase, quem acha quer mais e melhor.

    Não é impossível, mas existe certa dificuldade de se aceitar pessoas que dizem ter encontrado a Deus, mas que continuam, por anos, dentro de grupos religiosos com doutrinas que vão contra o coração do evangelho. "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus", João 3:18. No coração do evangelho estão três princípios: primeiro, o homem precisa de salvação, logo, existe céu e inferno após a morte do corpo; segundo, a salvação é somente através de Jesus, logo a evolução das pessoas em uma vida ou em muitas vidas naturais, é impossível; terceiro, a salvação é o começo da vida eterna, após a conversão, Deus direciona e age na vida dos salvos, assim e somente assim existe evolução espiritual.

    Uma experiência verdadeira com Deus começa com a aceitação de que se precisa de salvação. Mas e se você disser, “salvação de que? Eu não preciso de nenhuma salvação”. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”, Romanos 3:23-24. É só olhar para o mundo atual e para a história desse mundo, para entender que as coisas não caminham assim para um happy end. A injustiça sempre existiu e parece que nunca vai terminar. Mesmo que você, como um cidadão consciente, se preocupe com ecologia, com implantação de políticas sustentáveis, na produção dos elementos prioritários para a existência humana, para que o planeta seja conservado, e se preocupe também com um equilíbrio entre pobres e ricos, você precisa admitir que somente a boa vontade dos homens não conseguirá melhorar efetivamente o mundo. Há de se ter humildade para se contar com a ajuda de Deus. Deus por sua vez só age quando sua ajuda é solicitada. Isso não é irresponsabilidade cósmica, é modéstia real. Aquele que é todo poderoso dá ao homem, ser finito, o privilégio do livre arbítrio, o direito de deixar Deus atuar, de autorizar a manifestação do sobrenatural.

    E se você disser, “Deus não existe, pelo menos da maneira pessoal como dizem os cristãos, ele é somente uma energia positiva que atua invisível em todo o universo”, então eu te digo, peça provas a ele, se o fizer com sinceridade pode acreditar que ele mostrará a você que existe. Contudo, para isso, também é necessária humildade para usar a fé, a virtude que nos permite conhecer a Deus. Acha difícil ter essa fé? Mas nós usamos fé para tantas coisas na vida, na verdade sem fé ninguém conseguiria levantar da cama, pela manhã, e conviver com a realidade da vida. Não, você tem fé sim, Deus dá uma porção dela a todos os homens, suficiente para que se consiga bater na porta dos céus e poder se relacionar com Deus.

    Eu sei que um motivo bem forte que faz as pessoas desacreditarem no cristianismo é o estado atual das instituições cristãs. Se você tiver a oportunidade de estudar história, verá que as instituições sempre foram decadentes, sempre foram manobradas pela liderança vigente naquele momento para manter o seu poder. Aquilo que é chamado de instituição religiosa legal, sempre se entregou, se vendeu às forças políticas e econômicas de seus tempos. Cristãos sinceros? Sempre existiram, mas na marginalidade, muitas vezes sob perseguição da instituição legal. Portanto, nos dias atuais não é exceção, se você for usar esse motivo para não se aproximar do cristianismo, então nunca conhecerá a Deus. Contudo, mesmo com toda a promiscuidade das instituições cristãs, Deus as usou, muita gente sincera fez e faz parte delas. Quer saber da verdade? Isso nem importa tanto assim, quem quer a Deus, quer apesar do que os outros dizem, quem crê em Deus, crê apesar da falsidade das lideranças, quem prova Deus, prova mesmo no meio de gente mentirosa e vaidosa.

    Se você ler as postagens desse blog, não achará qualquer apologia às instituições, não verá qualquer defesa deste ou daquele grupo religioso, não é citado se quer nomes dessa ou daquela igreja, de forma específica, aqui se fala de Deus e de seu filho Jesus. Eu compartilho a minha experiência de vida com Deus, e acredite, minha vida foi bem tumultuada. Briguei muitas vezes com Deus e o desobedeci, em algumas fases essa minha rebeldia durou anos. “Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu”, Salmos 22:24. Como eu já disse em outras postagens, a experiência que desejo compartilhar é aquela que se pode ter no escuro e solitário quarto de dormir, ou andando pela casa, quando a família saiu por algum motivo, conversando, chorando e rindo com Deus, sem formalidades, sem cerimônias, mas com fé. Tenho achado Deus sempre que o busco, mesmo quando as palavras faltam, as forças chegam ao fim, a esperança parece que vai desaparecer no horizonte. Tenho provado que quando eu dou um passo na direção de Deus, muitas vezes um passo sofrido de se dar, onde eu usei o último bocado de fé que tinha, Deus se apresenta, fala, muda minha emoção e meu pensamento, e depois faz algo que eu achava impossível ser feito.

    “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”, Isaías 55:6. Talvez você não ache que as coisas sejam assim, mas aceite um conselho, de quem tem achado graça diante do altíssimo: ainda é tempo, Deus se deixa ser achado, por causa do grande amor que ele tem por você. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, João 14:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário