quarta-feira, agosto 24, 2011

Tempo de poda

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” João 15:1-3

      Então o galho está bonito, dando frutos, nesse momento nós esquecemos da vida, podemos nos esquecer até vigiar. Mas de repente parece que o mundo vira de cabeça pra baixo. Perdemos um monte de coisas, perdemos o rumo, parece que a nossa fé é abalada de um jeito que nada mais faz sentido.
      A primeira coisa que pensamos é que estamos em pecado, não naquele pecado do dia a dia, sintoma das aflições deste mundo, que deve ser limpo frequentemente de nossas vestes espirituais. Mas achamos que tem algo mais sério, escondido, algo que não estamos vendo.
      “Não, não precisa ficar desesperado”, diz o Espírito Santo. “Tua santidade do dia a dia tem sim que ser vivida, mas não se assuste, achando que algo terrível está acontecendo”. O que está acontecendo é algo simples, Deus está te limpando para que dê mais frutos.  Do jeito que você estava, estava bom, mas você já atingiu o limite de frutos, daquela maneira. Para melhorar, tem que ser podado, e então frutificará mais.
      Ser podado dói, aparar os brotos errados, que crescem na gente entre duas safras, duas fases de nossas vidas, fases de dar frutos e agradar a Deus. Não tem jeito, fomos chamados para frutificar. Esse processo nos acompanhará durante toda a vida, frutificação e poda.
      Mas sabe o que nos apara, o que corta, o que limpa? A palavra de Deus, o estudo da palavra registrada na Bíblia, o ouvir de uma palavra legítima, no púlpito de uma congregação da Igreja, e a oração atenciosa e insistente de um coração que quer saber de Deus e obedecê-lo.
      É importante, contudo, que tomemos um cuidado, a palavra tem que fazer diferença, tem que incomodar. Cuide para que você não esteja ouvindo apenas aquilo que te interessa, que cai bem nos ouvidos, que parece agradável. A palavra mentirosa não apara, apenas deixa galhos inchados e secos, que se não tomarem cuidado, poderão ser cortados da árvore.
       Sim, também temos direito ao consolo, que é colocado em nossas cabeças como o alabastro com unguento que a mulher jogou sobre a cabeça de Jesus na casa de Simão. Contudo, a época da poda é de suma importância para que o filho de Deus seja preparado para novas coisas em sua vida.
      Para terminar uma palavra, quando a poda termina, pode ficar um sentimento estranho, de vazio, já que os brotos errados, que tinham que ser cortados para não impedir a frutificação, não existem mais. Nesse momento, é tempo de se esperar em Deus, com fé, porque logo nascerão os verdadeiros ramos. Esses sim, vingarão, crescerão e darão fruto, no tempo certo.
      Fica tranquilo, suporta a poda, permita-se ser aparado, logo você estará dando novos frutos, melhores e em maior quantidade que antes, em uma nova fase de sua vida com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário