sábado, maio 07, 2011

Abominação

Os versículos 1 e 2, do capítulo 4, do livro do profeta Jeremias, dizem o seguinte sobre o termo abominação: “Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim, e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando, e jurarás: vive o Senhor na verdade, no juízo e na justiça, e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão.”.
      Outra versão do texto diz: “"Se você voltar, ó Israel, volte para mim", diz o Senhor. "Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis, e não se desviar, se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão."”.

      Abominação, você achou a palavra forte? E é mesmo, o dicionário a define como algo repulsivo, contrário à moral, ligado à idolatria, algo nojento. Mas estamos falando aqui de abominação aos olhos do Senhor, isso aumenta ainda mais a seriedade da palavra.
      O termo abominação nos arremete a dois extremos, ou achamos que não tem a ver conosco, visto que é algo muito exagerado, ou pensamos que nos acusa em tudo, visto que a Bíblia usa esse termo para muitas coisas. Os livros Levítico e Deuteronômio contêm muitas orientações sobre o que o povo de Israel não deveria fazer por ser considerado abominação perante o Senhor:

      “E, se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominação imunda, e comer da carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, aquela pessoa será extirpada do seu povo”, Levítico 7:21.
      “Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação, não se comerá”, Levítico 11:41.
      “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação, certamente morrerão, o seu sangue será sobre eles”, Levítico 20:13.
       “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher, porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.”, Deuteronômio 22:5.
      “Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus”, Deuteronômio 23:18.
      “Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém”, Deuteronômio 27:15.

      Havia uma diversidade de coisas que era considerada abominação, referente a muitas áreas da vida, como alimentação, relação sexual, idolatria, costumes, etc. Tudo era colocado no mesmo nível. Para realmente entender isso, temos que deixar a preguiça espiritual que nos faz ver a Bíblia simplesmente como um livro de leis. Isso facilita o entendimento somente daqueles que não querem buscar a Deus para saber qual é o princípio que existe por traz dos mandamentos. É mais fácil também para aqueles que ignoram totalmente o contexto histórico no qual foram dadas essas leis.

      Deus estava construindo uma nação, nação essa que teria a missão de dar testemunho dele para o resto do mundo. Então Deus tratou de proteger Israel de todas as maneiras. As orientações do Pentateuco dizem respeito não somente à vida religiosa do povo, idolatria, mas também à saúde física, alimentação e higiene, assim como à vida íntima, sexualidade e casamento.
      Veja que naquele tempo não havia um sistema público de saúde, Deus tinha que orientar o povo em todas as áreas, em detalhes, e com seriedade, punindo os que não obedecessem tais orientações. Se não fosse assim, o povo teria sucumbido. As orientações médicas foram tão certas que durante a idade média, quando a chamada peste negra assolou a Europa, o povo judeu sofreu menos com a epidemia, visto que obedeciam as orientações de Deus com relação à higiene, dadas em seus livros sagrados.
      Para saber o que Deus quer falar conosco hoje, através daquilo que ele permitiu que fosse registrado no cânon de sessenta e seis livros da Bíblia protestante atual, é preciso entender o princípio existente no texto, mais do que o mandamento explícito que pode ser entendido através da interpretação ao pé da letra.

      O princípio, por trás de todas as abominações, é um só, santidade, em todas as esferas. Por quê? Porque é isso que Deus pede de uma nação levantada como sacerdote para o mundo. Mas será que isso era somente para aquele tempo? O que diz I Pedro 2:9? “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. O povo escolhido de Deus não é mais uma nação física, política, mas espiritual, já que de todas as nações Deus levanta sacerdotes para anunciarem suas obras. Desses Deus requer santidade.
      Contudo, tenha cuidado, não estamos mais debaixo da lei, a lei tinha que ser simples e geral, para que o povo da época do antigo testamento entendesse e obedecesse. Hoje, na dispensação da graça em que vivemos, as coisas funcionam um pouco diferente, o ministério é pelo Espírito Santo. É o Espírito quem nos mostra a vontade de Deus, esse ministério não é mais limitado à letra, mas revelado em sua plenitude em nossos corações.

      “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.”, II Coríntios 3:6-9.
      Não saiamos por aí julgando as pessoas conforme a lei, antes, busquemos em Deus o discernimento. A lei do dente por dente e olho por olho foi substituída pela lei do amor, da misericórdia. O homem evoluiu intelectualmente e socialmente, e ungido pelo Espírito Santo de Deus, ele pode entender coisas que os israelitas do antigo testamento não poderiam.

      Contudo, não pense que no ministério do Espírito as coisas ficaram mais fáceis, não ficaram não. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”, Ezequiel 36:26-27. Se o coração é quem conhece a intimidade de Deus, a santidade deve começar nele. Agora adultério, não é o pecado exteriorizado, a ação em si, mas o simples sentimento de adultério já é considerado adultério. “"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”, Mateus 5:27-28. Portanto o entendimento do que é abominável aos olhos do Senhor também mudou.
      Não vou entrar no mérito de cada mandamento que cita abominação, principalmente na área de sexualidade, há muitas coisas a serem consideradas hoje, no século XXI. Porém, só para citar alguns exemplos, rã, que é um réptil, é um tipo de carne com a qual as pessoas se alimentam, hoje em dia. Devidamente preparada, não tem nada de não higiênico nisso. Mas isso era considerado abominação, no antigo testamento. Com relação às vestes, hoje as mulheres usam calça comprida, uma roupa originalmente masculina, algo que também seria considerado abominação.

      Bem, se obedecemos uma lei, devemos obedecer todas, mas não é assim que fazemos. Agimos com uma parcialidade conveniente, algumas coisas são consideradas abominações, e outras não. Por quê?

      Mas o entendimento das boas novas do evangelho é um só, buscar o discernimento do Espírito, dentro do coração, não mais obedecer cegamente à lei. “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras”, Mateus 16:27. Todavia, vou deixar um versículo que nos faz pensar um pouco mais nas leis do velho testamento, “"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas, não vim abolir, mas cumprir”, Mateus 5:17.

      Nada que existe na Bíblia está lá por acaso. Deus tem um propósito, mesmo com os mandamentos que nos parecem mais retrógrados e fora do contexto atual, mesmo que chamar algumas coisas de abominação nos pareça um exagero. Não vou dar respostas prontas para todas as questões, nem as tenho, que fiquem as dúvidas, as falsas contradições, pois Deus não se contradiz, nós sim. Que nós não usemos a Bíblia como uma lista de certos e errados, mas como um texto a ser entendido com os joelhos no chão, em oração e clamor, no Espírito do amor.

      “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”, Hebreus 4:12.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário