sexta-feira, maio 18, 2012

Bênção na diferença

‎            Tenho experimentado a benção de fazer parte de uma igreja heterogênea. Confesso que em outros tempos, cansado de lutar, preferi uma igreja pequena com pessoas que fossem mais parecidas comigo, não somente espiritualmente, mas também culturalmente, etc. Contudo, cheguei à conclusão de que esse pensamento é de comodismo, mesmo de desistência, além de ser, na verdade, uma grande ilusão.
Mesmo uma igreja pequena, formada aparentemente por semelhantes, revelará, em médio prazo, opiniões contrárias, objetivos distintos. Acreditar que existe uma igreja que não nos dê a “canseira” de ter que conviver com gente diferente é desacreditar da grandiosidade de Deus em criar indivíduos com essências diversas. É nessa diversidade que está a riqueza e a graça da vida, quem não quer isso que fique sozinho, mas mesmo assim ainda terá que lutar com seus fantasmas interiores.
Para quem quer continuar vivendo uma vida cristã séria, para quem quer agradar ao seu Deus, e isso até o final de sua caminhada nesse mundo, é imprescindível confrontar-se com as diferenças. É na diferença que há crescimento, que se é transformado, que as arestas são polidas, que a engrenagem que é a nossa vida se adequa para servir melhor ao sistema que é o corpo de Cristo.
Que vantagem existe em conviver com gente que diz aquilo que gostamos de ouvir? Muitas “igrejas” (sei lá se realmente são igrejas) estão se formando com apenas partes do corpo. São igrejas somente de pés, ou de mãos, ou de pescoços, não são corpos, são monstros. Por outro lado, essas “igrejas” de “iguais”, deixam as igrejas reais sem pés, sem mãos, sem pescoços. O que sobra em uma, falta na outra, e todo o corpo de Cristo é prejudicado.
É tempo de amadurecer povo de Deus, e não de desistir, acomodando-se a uma ilusória ausência de luta, agradando a si mesmo. Não, na vida cristã não tem jeito de ficar em cima do muro, de permanecer indiferente, ou se é soldado, numa batalha que terminará somente no final da vida terrena, ou se é escravo do mundo e do senhor desse mundo. Não tem jeito, enquanto vivos a vida é de trabalho árduo, cansativo, mas temos nossa recompensa, e ela não é pequena não.

Mas alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória.”, I Pedro 4:13.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário