domingo, fevereiro 17, 2013

Alimento espiritual para homens espirituais

    O imediatismo do homem atual, sua necessidade frenética de se sentir sempre muito bem, mesmo que não usando drogas (ilegais ou legais), e a incapacidade de lidar com a tristeza e limitações naturais da vida, faz com que os cristãos atuais busquem, antes de qualquer coisa, uma experiência sensorial com Deus. Não, não me entenda mal, comunhão com Deus pode e deve ser sentida, mais até do que entendida, a paz que permanece deve ser a prova final de que estamos conhecendo e obedecendo a Deus.
Contudo, muitos querem as consequências sem buscar as causas corretas. Adoram para se sentir bem, mas muitas vezes experimentam a alegria da música, mesmo que seja gospel, nem se importam com a letra. Resumindo, o equilíbrio é o caminho para uma experimentação plena de Deus, equilíbrio entre sentir e pensar, entre satisfazer-se e conhecer, entre coração e mente.
A maneira mais segura de conhecer a Deus é estudar a Bíblia, ler a palavra registrada de Deus, isso obviamente, debaixo de oração e comunhão com o Espírito Santo. Eis uma prática que está sendo desprezada nos dias atuais, por conta disso as falsas doutrinas, a maioria delas disfarçadas de coisas boas, de promessas de vitórias, de positivismo, têm enredado muitos. O resultado são cristãos frustrados e vazios, já que a mentira doutrinária é como droga, vicia, mas não cura, escraviza, mas não leva a lugar algum, e acima de tudo, afasta as pessoas do Deus único e verdadeiro.
Quer viver uma vida cristã madura? Quer se tornar um homem ou uma mulher de Deus, crescido, experiente, como era Jesus encarnado? Busque um caminhar com Deus que lhe traga uma paz real e definitiva, mas uma paz que existe mesmo que a realidade seja assumida, sem ilusões, com responsabilidade, sim, crendo em milagres, mas conhecendo a palavra registrada de Deus. Quantos, em tempos passados, gostariam de ter nas mãos, e muitos em muitos países ainda não têm, Bíblias tão bem editadas, comentadas, traduzidas, como as versões que temos hoje, e mesmo assim, tantos ainda trocam o melhor alimento espiritual, a salada, o arroz, o feijão e a carne, por salgadinhos, todas as espécies de “itos”, que são saborosos na boca, fáceis de comer, mas que não trazem nenhum bem real para a saúde espiritual.
Falamos tanto em culto racional, mas muitos, mesmo pregadores, não entendem bem o que é isso, racional significa que a consciência inteligente monitora com sabedoria o que o coração sente, sim pode haver uma experiência emocional sem limites, como ocorre quando o Espírito Santo tem liberdade em vasos santos e humildes, mas isso deve ser consequência. Possessão espiritual sem controle não é o Espírito Santo quem faz, mas o inimigo. Para se usar a inteligência devemos ter a palavra registrada de Deus, os textos bíblicos, na cabeça, para que depois atinja o coração. Esse é o culto que mais agrada a Deus, um culto maduro, apresentado com tudo aquilo que o homem possui de melhor, em seu corpo, em sua alma e em seu espírito.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário