sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Deus capacita os capacitados


Não acredito na frase que diz que Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados, a vida de muitos personagens bíblicos não acordam com isso. Numa urgência e temporariamente, Deus até pode agir assim, mas como exceção, não como regra.
Deus capacita, espiritualmente, os humanamente capacitados. Isso aconteceu com Jacó, com José, com Moisés, com Davi, com Daniel, com Paulo, e pode ter certeza, acontece também com você. Você e cada um desses personagens têm o necessário e suficiente para que Deus realize seus propósitos específicos, obviamente, depois do homem interior de cada um ter sido moldado e transformado. Para a obra que Deus te chama Ele te capacitará, mas Ele tem preparado você para isso desde o teu nascimento.
Por isso Deus não capacita os chamados, não para uma obra específica, porque os capacitados já nascem com um talento, esse talento não pode ser adquirido com estudo ou experiência, mas apenas aperfeiçoado. Deus não realiza o milagre de dar um talento artístico para alguém, depois de nascido, não porque Ele não possa, mas porque não precisa, já que pra cada um Ele dá o necessário para cumprir seu plano.

No ministério musical creio que as coisas acontecem na seguinte ordem:
1º Deus tem uma obra específica para realizar com uma igreja local;
2º Deus chama capacitados tecnicamente para essa obra;
3º Deus capacita espiritualmente essas pessoas, trabalhando em suas vidas, muitas vezes anos a fio.

Aos músicos chamados para desempenhar uma função instrumental no ministério musical importa, tecnicamente, que conheçam bem seus instrumentos, com estudo e experiência.
Contudo, aos cantores importa, além das qualidades técnicas, um carisma para liderança, visto que eles liderarão a ministração, não necessariamente a banda e os ensaios, mas diante da congregação. Esse carisma catalisa a adoração de maneira clara, mas de forma alguma arrogante, fazendo do ministro vocal um espelho da presença de Deus para a congregação, permitindo a manifestação do Espírito Santo de forma santa e livre através das palavras, atitudes e sentimentos dos adoradores.
Ocorre que muitos preparados tecnicamente não buscam a unção, outros com unção, não têm capacidade técnica e outros ainda, com técnica e unção, não tem uma chamada, já que não é a todas as igrejas, mesmo as sinceras e espirituais, que Deus quer dar um ministério musical proeminente.
Portanto tenha a humildade para reconhecer seus limites técnicos e saber qual é a sua área, prepare-se espiritualmente e dê sempre prioridade para isso, mas tenha convicção que sua chamada é de Deus.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário