quarta-feira, março 27, 2013

Às vezes basta educação: tocando com banda

Refletindo mais uma vez sobre a música na igreja, nem vou falar que é necessário talento, experiência e tudo isso ungido pelo Santo Espírito de Deus para que a música seja útil ao povo de Deus como instrumento de adoração e consagração, às vezes o levita tem os dois e ainda assim parece faltar alguma coisa. Vou falar de algo, que é claro não substitui os elementos básicos que devem estar presentes na chamada de um levita musical, mas que se existir, pode, se não ajudar na ministração, não atrapalhar. Esse elemento é a simples e velha educação, e digo educação social, nem é a musical.
Quando ouvimos uma orquestra executando uma sinfonia, além de qualidade técnica, que às vezes nem é preciso muito para tocar uma peça erudita, não nas partes individuais, o que produz a beleza estética é isso, a educação, que já vem escrita nas partituras. Esse cuidado o músico que toca de ouvido, precisa ter, é o que dá equilíbrio ao arranjo, que faz com que todos os instrumentos e vozes sejam ouvidos, sem que um confronte ou prejudique os outros.
(Veja que não me refiro a algumas experiências de música moderna onde é intencional que exista confrontos, confusões e desafinações, uma “bagunça” e uma liberdade sonora que podem ter sua função e significado, me refiro aqui à música mais convencional, de harmonia e ritmo digeríveis e com finalidade mais popular.)
Educação social é que faz com que paremos de falar, quando o outro está falando, para podermos ouvi-los melhor, ou então que falemos mais baixo, quando o outro grupo está falando, para que todos possam conversar ao mesmo tempo. Isso acontece na execução de uma sinfonia por uma orquestra quando cada instrumento toca na altura certa, altura referindo-se à frequência, mais aguda e mais grave, de forma que todos possam compor uma malha complexa e completa de sonoridades. O ritmo também é importante, clichês rítmicos diferentes são executados, em lugares diferentes, enriquecendo ainda mais a música, como um corpo onde cada membro tem sua função desempenhada sem atrapalhar o outro membro.
Na igreja, educação é importante principalmente para que a voz humana, o melhor e mais completo instrumento, seja ouvido sem que nada o atrapalhe, isso nas ministrações com a congregação, mas principalmente quando tocamos enquanto o orador prega ou o ministro compartilha a adoração com a congregação sem necessariamente estar cantando. O instrumentista deve aprender a tocar baixo, e quando com outros instrumentos, a usar uma faixa de frequência (grave, média ou aguda) diferente da do outro instrumento, assim também como usar um clichê rítmico diferente dos clichês dos outros. Dessa forma todos aparecem, o arranjo não fica pesado ou desequilibrado e a música como um todo fica plena.
Mas na dúvida, como eu disse no início, se você não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe, se não estiver na unção e mesmo assim se atreveu a ministrar, ou então se não tiver experiência musical suficiente, toque baixo e simples, na humildade sempre existe honra, assim pode tocar o coração do Pai que colhe com misericórdia o que se achega com o coração contrito.

Seguem dicas sobre como tocar com outros instrumentos:

1. não é porque se toca bem sozinho que se tocará bem em grupo, a visão é outra;

2. tocar em frequências diferentes é explorar uma região do instrumento, grave, média-grave, média, média-aguda e aguda, que o outro instrumento não está explorando;

3. tocando com outros instrumentos de harmonia, como violão e guitarra, no piano (ou sintetizador/sampler com o timbre de piano) deve-se explorar o centro do instrumento com acordes fechados, as duas mãos colaboram para fazer um único acorde;

4. tocando com contrabaixo evitar notas graves nos outros instrumentos, o piano deve "esquecer" que existe a região que é normalmente tocada pela mão esquerda;

5. um cuidado especial quando tocando com violão, principalmente violão com cordas de náilon, já que esse instrumento tem uma faixa de frequência grande, quase como o piano, e regiões de grave e média-grave que chocam com o contrabaixo e piano;

6. a guitarra por explorar uma região mais média e aguda, não interfere tanto no piano, mas mesmo tocando frequências diferentes deve-se ter cuidado com o clichê rítmico, na verdade o equilíbrio do arranjo deve ser feito já na mixagem da mesa principal, graduando as frequências conforme o instrumento;

7. clichê rítmico é a levada do acorde, aquilo que é executado pela mão direita geralmente no violão popular, tocando guitarra base e piano fica melhor fazer clichês rítmicos distintos, assim: se um bate o acorde no tempo forte, o outro bate no contratempo, se um harpeja, o outro marca só a cabeça do compasso, o primeiro tempo, a ideia é se preocupar com que o outro instrumento toca, formando com ele um arranjo e não tocar cada um pra si, como se estivesse sozinho;

8. solos responsivos são aqueles feitos no espaço em que a voz não canta, contudo solos mais livres devem ser executados somente quando a voz parar de cantar;

9. mesmo com linhas de notas soltas, deve-se ter cuidado para não chocar com a voz humana, se for a de uma mulher, evitar regiões média e aguda, se for a de homem, regiões, média e média grave;

10. durante ministrações sem canto, apenas com palavras, ou durante a pregação, fazer poucas notas, acordes na cabeça de compasso ou nos tempos ímpares, para não competir com a voz, o objetivo sempre é realçar a voz, apoiá-la, e nunca apagá-la ou competir com ela;

11. contrabaixo e bumbo da bateria devem andar juntos, sempre, baixista e baterista, mais até que os outros instrumentistas, devem tocar um de olho no outro, em sincronismo, está no tempo preciso e exato desses dois a base da banda;

12. guitarra com distorcedor, fazendo "power chords", pode funcionar como base, feita pela seção de cordas de uma orquestra ou pelo piano, nesses casos cuidado com o que o sintetizador, fazendo timbres de cordas, e o piano fazem, já que a função é duplicada;

13. veja que passei aqui dicas para execução de música popular, pop/rock, baladas, etc, contudo essas regras podem e devem ser quebradas quando o arranjo tiver a intenção, por exemplo, de duplicar o baixo ou de pesar alguns clichês, nesses casos instrumentos diferentes podem executar a mesma frequência e o mesmo clichê rítmico;

14. humildade e disciplina é tudo, quando tocando com outros instrumentos, seja em banda, orquestra, etc, mas essas virtudes já devem estar presentes, obrigatoriamente, num grupo de cristãos que se reúne para adorar ao seu Senhor.
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