domingo, maio 12, 2013

Estupidez nos púlpitos

Alguns pastores evangélicos precisam ter mais cuidado com o que falam nos púlpitos e na mídia. Motivados por uma ênfase pentecostal equivocada que os obriga a pregar vitória incondicional e milagre sempre, criam inimigos, onde não existem, prometem coisas que Deus não prometeu, principalmente na área material. Isso cria nos cristãos uma mentalidade insana, frustrada e culpada, assim como mostra para o mundo um evangelho falso.
(Pouca gente quer milagre para quebrar o orgulho, libertar da ira, conseguir perdoar o inimigo, poder amar, as pessoas querem mais é dinheiro no bolso, emprego, casa própria e um bom casamento. Milagres na área afetiva, social, psicológica, revelam as próprias fraquezas, milagres materiais jogam a responsabilidade em Deus e a culpa no mundo, na inflação, na crise econômica, etc...)
Quando assisti a entrevista de Marília Gabriela com o Silas Malafaia (veja a entrevista completa no link do Youtube), é claro que fiquei feliz em ver um evangélico sendo corajoso e argumentando à altura a uma fortíssima expoente da mídia, contudo me incomodou a maneira "enfática", digamos assim, como o pastor respondeu às perguntas. Não penso que Jesus falaria daquele jeito, no final os dois pareciam iguais, mesmo que defendendo posicionamentos diferentes, já que lutavam batalhas distintas, mas com as mesmas armas.
Mesmo que eu ache errada a postura do mundo sobre homossexualidade, mesmo que eu ache injusta o movimento que quer tirar das pessoas o direito de terem opiniões diferentes, não acho que Jesus falaria como fala alguns pastores, não, Jesus não abordaria assuntos tão delicados da maneira como esses pastores abordam. O resultado é que o mundo, cujo líder real já tem naturalmente o objetivo de perseguir e de calar a Igreja, acaba criando mais dificuldades do que deveriam realmente existir, para a pregação da palavra de Deus.
Concordo com o direito, democrático, que os cristãos devem ter de falar a sua opinião sobre este ou aquele assunto, posso até concordar com o posicionamento doutrinário deste ou daquele pastor, mas não concordo com a maneira como este ou aquele líder evangélico se manifesta, sem amor, sem cuidado, com certo toque de ira e descontrole, repito, não acredito que Jesus falaria e agiria assim. Na verdade, sobre muitos assuntos polêmicos Jesus simplesmente se calou.
É isso que nós evangélicos devemos fazer, falar menos e viver mais, não adianta lutar com o mundo, a carne e o diabo, com as armas deles, que são a argumentação, a política, a imposição. O cristão verdadeiro luta com as armas da luz, que é a sabedoria única dos textos bíblicos e o poder do nome de Jesus. As almas não são salvas pela política, pela imposição, elas não são convencidas pela argumentação. A obra é feita pelo Espírito Santo e o testemunho somente pode ser dado por um viver de temor a Deus dos filhos de Deus.
Muitos evangélicos querem negar o exemplo final de uma vida piedosa que Jesus deu, não, não foi de reconhecimento público, de poder político, de vitória de argumentação, mas foi da cruz. É claro que Jesus padeceu para que nós, evangélicos, não padecêssemos, mas Ele padeceu por nossos pecados. A vida genuína de um cristão não levará a padecer por ele, isso não é possível, útil ou necessário, ela o levará a padecer pelo testemunho do Evangelho, por falar e viver o caminho de Jesus, o único caminho que pode conduzir a humanidade a Deus e à paz.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário