domingo, junho 30, 2013

Não se envergonhe das soluções temporárias

Elias, o tesbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, a quem sirvo, nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão por meio da minha palavra.
Depois, a palavra do SENHOR veio a Elias, dizendo: Retira-te daqui, vai para o leste e esconde-te perto do ribeiro de Querite, a leste do Jordão. Beberás do ribeiro, e eu ordenei aos corvos que ali te sustentem.
Elias partiu e fez conforme a palavra do SENHOR; foi habitar perto do ribeiro de Querite, a leste do Jordão. Os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro.
Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não havia chovido na terra.
Então, veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, vai viver em Sarepta, no território de Sidom; ordenei ali a uma viúva que te sustente.”
I Reis 17.1-9

Deus puniria Israel porque os reis Acabe e Jezabel estavam fazendo a nação pecar, afastando-se do Senhor e adorando falsos deuses, na punição haveria seca na terra. Quando Deus pune, o povo sofre justamente, como castigo, mas o profeta, que está no meio do povo e é fiel a Deus, também sofre junto, mesmo que injustamente.
Ocorre, contudo, que Deus cuida de seus fieis, o Senhor mandou que Elias escondesse-se perto do ribeiro de Querite, em tempo de seca, Deus guardou seu profeta junto de um rio. Mas mesmo essa provisão de Deus teve fim, enquanto que a disciplina sobre o povo ainda não havia acabo.
Então Deus mandou Elias para Sarepta onde seria sustentado por uma viúva. Precisamos entender a posição social de uma viúva naquele tempo em Israel para ter ideia da maneira como Deus agiu. Tendo em vista que a economia da época era liderada e movimentada pelos homens, uma mulher sem marido estava numa situação difícil. A do texto era pobre e não tinha sustento nem para ela mesma e o filho. Mas Deus multiplicou seus bens, salvou seu filho, para que seu servo, o profeta Elias, tivesse como sobreviver naquele tempo difícil.
Pode existir algo tão humilhante como depender de uma viúva pobre? Mas esse foi o modo que Deus quis agir, a Elias bastava ser humilde e obedecer, colocando-se debaixo do teto da viúva, bem, essa era a única forma dele viver.
O que podemos aprender com o texto:
1º O fiel a Deus pode sofrer a consequência da disciplina que outro está sofrendo por estar pecando contra Deus, contudo, nessa situação, Deus usa de soluções extraordinárias para sustentar o fiel.
2º Quando a terra está em seca, ainda existe um ribeiro de águas guardado por Deus para sustentar seu servo.
3º Não despreze e nem se revolte contra as soluções que Deus tem quando são temporárias, não se envergonhe de ser sustentado por uma viúva, aceite e fique em paz.
4º A provação de Deus tem começo, meio e fim: veja no capítulo 18 de I Reis que após três anos Deus mandou Elias novamente ao rei Acabe, desta vez Deus honrou seu profeta e mudou a sorte de Israel.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário