sexta-feira, outubro 25, 2013

Você quer envelhecer?


        A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, não gosta de revelar idade, elas não querem envelhecer, e fazem tudo o que podem para parecerem mais jovens. Bem, isso é o que se nota em relação a aparência física, ao exterior, infelizmente muitas delas não têm a mesma diligência com o interior. Como envelhecemos dentro de nós? Podemos dizer que nosso interior abrange três áreas, a intelectual, a emocional e a espiritual, vamos refletir sobre cada uma delas.
Mantemos nosso interior intelectual novo reciclando nosso conhecimento. Isso se faz estudando, lendo, escrevendo, adquirindo cultura, arte, informação e principalmente, no mundo atual, fazendo updates frequentes sobre as novidades tecnológicas. Cada um de nós, em nossas áreas profissionais, tem algo novo para aprender todos os dias.
Nosso interior emocional sofre manutenção sempre que mantemos nossa autoestima alta, assim como analisando e confrontando nossas relações sociais, seja com o cônjuge (ou namorado), com os familiares ou com os amigos. Procurar conviver com gente que gosta da gente e do que a gente gosta e não se acomodar com relações que não trazem nenhum proveito afetivo para nós, é manter a nossa alma sempre jovem.
Na área espiritual, o caminho de vida renovada é um só: comunhão de amizade próxima com Deus. Isso só se tem experimentando a presença do Espírito Santo através do perdão de Jesus Cristo. O que mantém nosso espírito sempre jovem é o perdão: o recebido, de nós mesmos, das pessoas e de Deus, e o dado, a nós mesmos e às pessoas. Perdão anula amargura e frustrações, é a única forma de se viver em paz, em paz somos felizes, felizes estamos sempre jovens.
No ministério de música, que é a minha área, nos mantemos jovens sabendo trabalhar com as novidades, com as novas mídias, com instrumentos e equipamentos de última geração. Também não envelhecemos a medida que estudamos as novas técnicas de execução de instrumentos e de uso de voz, que nem são tão novas assim. A base para o ministério musical é o cristão adorador, mas sobre isso se pede talento e estudo diferenciado, para que o melhor seja oferecido como serviço levítico.
Contudo, no ministério envelhece quem se torna religioso, quem quer fazer uma coisa do jeito que sempre fez e não quer mudar, quem não faz e não permite que outros façam. O servo humilde aprende com os mais jovens, dá lugar a eles, quando sua chamada é legítima, e não se considera dono de nada, Deus é o Senhor de tudo. Mantém-se jovem quem está aberto ao trabalho em equipe, quem sabe de seus limites e soma com quem os supre para fazer mais e melhor com todos.
Aos meus irmãos ministros de música, principalmente às irmãs, um conselho: preocupem-se com a aparência física, vistam-se bem e decentemente, mas permaneçam jovens por dentro, na cabeça, na alma e no espírito, e acima de tudo saibam dividir, trabalhar em grupo, sejam amigos, antes de líderes, o que nos mantém sempre jovens e bonitos é a amizade sincera de gente que tem prazer em viver com a gente.

 (Na imagem o eterno beatle Paul McCartney, fez 71 anos neste ano, que exemplo de vitalidade, criatividade e trabalho, ele parece não envelhecer, continua levando sua música ao mundo com a alegria de um jovem de 20 anos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário