quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Carisma nos púlpitos: "gato por lebre"

Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, Senhor! Eu nunca fui bom orador, nem antes, nem agora, que falaste ao teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua. E o SENHOR lhe respondeu: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Então vai agora, e estarei com a tua boca e te ensinarei o que deves falar.” (Êxodo 4.10-12).

Carisma abre portas, mas não mantém essas portas abertas, não por muito tempo. Um belo sorriso, uma voz agradável, beleza estética exterior, discursos comoventes, mesmo gestos educados, nos acolhem a princípio com facilidade, afinal de contas quem não quer ser bem recebido? Contudo, se não houver coerência entre palavras e ações, entre o que se vende e o que se entrega, entre promessas e atitudes, entre cara e coração, a desarmonia logo será percebida e quem a princípio comprou gato por lebre logo se sentirá frustrado com a falsidade.
Carisma e boa oratória são requisitos necessários para muitos ofícios. Vendedores, de maneira geral, os utilizam para convencer seus clientes, políticos e professores também podem usá-los, amantes os usam, naturalmente e sinceramente, ou de forma inescrupulosa e manipuladora para seduzir almas carentes e solitárias. Pastores e profetas podem ter esses quesitos, mas eles não podem representar requesitos para que eles ministrem. Contudo, muitos usam somente esses quesitos como ferramentas, esquecendo-se do principal: a unção de Deus.

Irmãos, quando fui até vós, anunciando-vos o mistério de Deus, não fui com linguagem pomposa nem de sabedoria. Pois resolvi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. Estive convosco em fraqueza, em temor e em grande tremor. Minha linguagem e pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.” (I Coríntios 2.1-5).

A Bíblia é maravilhosa e deveria ser vivida por tantos que a usam de forma inescrupulosa nos cultos, por tantos que tentam seduzir pessoas para terem ministérios grandiosos neste mundo com a finalidade de saciar suas vaidades e obter poder e riquezas, e não realmente de salvar, curar e abençoar os pequeninos pelos quais Jesus veio, morreu e ressuscitou. Espero sinceramente que antes do fim, antes da igreja passar pelo menos por uma parte da grande tribulação na terra, quando será necessária uma vida realmente perto de Deus para suportar as lutas, espero que venha um verdadeiro avivamento. Espero um avivamento onde a santificação, o quebrantamento e a humildade, comecem nos púlpitos, e depois alcancem os bancos, até então muitos de nós continuarão ainda comprando gato por lebre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário