terça-feira, junho 24, 2014

O sistema educacional não é inimigo do crente

Pelo menos não até o momento, o inimigo do crente é o diabo. Contudo, algo que o inimigo pode usar contra os crentes é engajá-los em falsas batalhas, e uma falsa batalha que os púlpitos tem pregado bastante é que o sistema educacional brasileiro, as escolas, os pedagogos, os professores estão se colocando como inimigos à medida que defendem leis e mudanças que apoiam mais às exceções do que a regra. Nem vou entrar no mérito da validade bíblica ou não de leis como a do “cuidador”, etc, quero apenas refletir sobre esse falso confronto que acaba sendo um tiro pela culatra dado por muitos líderes evangélicos.
Primeiramente preciso dizer que sou a favor da prosperidade do crente, mas não a material propriamente dita, mas a do homem interior. Creio que Deus quer e pode fazer através do Evangelho uma transformação no homem que abrange todas as áreas: a espiritual, em primeiro lugar, depois a emocional e a intelectual, e por fim, quase que como consequências das transformações nas outras áreas, a transformação das áreas físicas e materiais, aí, obviamente está incluída uma vida financeira tranquila e equilibrada. (Apesar de ter usado o termo, sou absolutamente contra a “teologia da prosperidade”, conhecida e amplamente divulgada por tantas seitas hereges atuais).
Para que o crente seja transformado espiritualmente ele precisa estar ligado ao corpo de Cristo, ter uma vida de oração e estudo da palavra regular, e por fim dar liberdade ao Espírito Santo para que a vida de Jesus se manifeste nele. A transformação emocional vem à medida que o perdão, recebido de Deus, dado às pessoas, e recebido das pessoas, quando possível, é experimentado. A transformação intelectual, contudo, depende do esforço do crente, nos estudos, na boa leitura, que em primeira instância vai auxiliá-lo a ter uma vida profissional melhor, mais produtiva e mais remunerada, e consequentemente mais próspera. É aí que entra o sistema educacional.
Quando os pregadores, sem realmente conhecer o sistema educacional, o que pensam e fazem sociólogos e pedagogos, professores, coordenadores e diretores de escolas, dizem que todos esses profissionais apoiam leis e conceitos antibíblicos, eles correm o risco de colocar, principalmente as pessoas com maiores limites intelectuais, contra o sistema educacional. Muitos acabam achando que professores e intelectuais são pessoas arrogantes e satânicas, e sendo assim suas inimigas. Bem, de um inimigo a gente não quer aprender nada e muito menos ser como ele é.
Que o nosso governo, principalmente em esferas federais, está apoiando e incentivando doutrinas satânicas, interessantes para a tal nova ordem mundial, que pretende matar o cristianismo, destruir a família e escravizar um indivíduo solitário e libertino que acha que pode tudo sem Deus, isso nós temos entendido que é verdade. O pior é que a tendência é só piorar, à medida que o fim dos tempos se aproxima. Contudo, muitos do sistema educacional, e mesmo outras famílias, não realmente cristãs, como romanistas, esotéricas, de ateus, etc, também possuem e lutam por um sistema social e familiar basicamente tradicional e bíblico.
Onde o diabo ganha com tudo isso? Ganha à medida que os evangélicos se colocam numa guerra que não existe. Quanto se faz o que não se deve, deixa-se de fazer o que se deve, quando se luta a batalha errada, deixa-se de lutar na batalha certa, portanto, o inimigo sai no lucro. Nossa batalha não é contra o sistema educacional, nossos inimigos não são os intelectuais, professores, gente bem estudada, ao contrário, Deus quer que todos nós também nos tornemos intelectuais, professores e gente estudada.
Por outro lado, gente que não estuda, que odeia professor e que vê intelectualidade como algo do diabo, será facilmente manipulada pelos poderes deste mundo, pela nova ordem mundial, pelo nosso governo vigente, nos últimos anos, pelo PT. Lutar contra o ensino é formar uma classe sem informação, que se contenta com pouco, e que votará em partidos populistas e manipuladores. Lutar contra o ensino é ver os que estão em cima, muitos por merecimento, por capacitação, por esforço e estudo, como inimigos, isso é injusto. Lutar contra o ensino é se contentar com a situação em que se vive e muitas vezes desejar status e poderes, da maneira errada. Lutar contra o ensino é apoiar e incentivar a marginalidade, o “jeitinho brasileiro”, a ociosidade e a derrota.
Contudo, precisamos entender de uma vez por todas duas coisas, essas são espirituais, prioritárias, e certas:
1ª “O mundo jaz no maligno”, e ele se posicionará, em médio ou longo prazo, em todas as suas instâncias contra Cristo e contra os cristãos, portanto não nos iludamos com qualquer tipo de apoio ou de complacência.
2ª O novo testamento veio priorizar a transformação do homem interior, a prosperidade espiritual é a única promessa absoluta de Deus, a material é relativa, varia de caso pra caso, a experimentam em Cristo aqueles que sabem gozar dela em Cristo e não se perderem, o que o Evangelho promete em termos materiais é termos o suficiente, nem mais, nem menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário