segunda-feira, julho 07, 2014

A igreja dos meus sonhos

Graças a Deus sou um cara completamente contra religião, não no sentido de algo que nos religa a Deus, mas no sentido de manter tradições, ritos, instituições ou criar e seguir dogmas.
Na igreja dos meus sonhos os cultos seriam com poucas pessoas, com a menor quantidade de amplificação possível, unplugged e acústico, não que a igreja não crescesse, mas ao crescer seria sempre dividida em pequenos núcleos para que houvesse comunhão nas reuniões, cultos com muita gente só de vez em quando, para um grande encontro de adoração.
Nessa igreja dos cultos quase que diários, haveria bancos, mas também cadeiras, sofás e muitas almofadas no chão, para que cada um se acomodasse do jeito que achasse melhor, ou não.
As roupas, cada um iria como quisesse, sem absolutamente nenhuma obrigação ou convenção social, pode ter certeza que numa igreja assim você veria gente fazendo o melhor, do seu jeito e para Deus, sem que se sentisse constrangida ou deslocada, é claro que decência seria respeitada e ninguém escandalizaria ninguém com seu jeito pessoal e especial de ser, não em uma igreja onde o amor fosse realmente vivido.
Numa igreja assim os seres humanos seriam recebidos como eram aqueles que se assentavam no chão, nas ruas e sob as árvores, com o Jesus encarnado, como amigos, e não como "irmãos", no sentido formal que a palavra ganhou hoje, onde se chama de irmão alguém que só cumprimentamos por obrigação, aliás, muitos só cumprimentam e respeitam aqueles que têm títulos, status dentro de um grupo cheio de tradições.
Bem, eis aí outra coisa que não haveria em minha igreja, títulos, qualquer que fossem, funções sim, já que todo grupo social precisa disso para sobreviver, mas sem nomes e hierarquias.
Na igreja de meus sonhos não haveria altar, já que isso não é conceito do novo testamento, o altar são os corações, não palcos para que vaidades e egos sejam expostos e reconhecidos.
Na igreja dos meus sonhos haveria muito diálogo, com Deus e entre as pessoas, para se chegar a soluções, e nessa igreja o pecado não seria tolerado ou escondido, seria tratado, com toda a seriedade, mas com muito amor.
Mas a igreja dos meus sonhos já foi revelada, ensinada e vivida, é aquele dos Evangelhos e de Atos, do primeiro século, então para experimentá-la basta que sigamos a Bíblia, sem medo de desagradar aos homens, mas agradando somente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário