domingo, setembro 21, 2014

Cuidado com a sutileza das heresias

Cometemos um grande engano quando achamos que desvio doutrinário, a heresia, é igual ao desvio moral que leva alguns que parecem já ter provado a graça a irem para o mundo e voltar para as práticas da carne. Enquanto o desviado moral sai da igreja, o desviado doutrinário continua dentro da igreja.
É claro que o pecado confrontado pelo Espírito Santo e não deixado pelo rebeldes existe nos dois casos, contudo, no caso do herege, para continuar dentro da igreja, não só assistindo cultos, pois esse não é o que causa os maiores estragos, mas liderando, ministrando e mesmo pastoreando igrejas, a doutrina bíblica é alterada. Líder herege causa um estrago muito maior porque desvirtuando a palavra de Deus pode levar ao desvio ovelhas, igrejas inteiras.
Por que as heresias são criadas? Para apoiar uma atitude de pecado de pastores que desejam continuar no poder de ministérios, manipulando as pessoas, agradando as suas vaidades e acumulando riquezas materiais. Todavia, precisamos entender também que heresia não são somente alterações extremas da Bíblia, pode ser somente uma mudança de foco, a ênfase de algo que até está na Bíblia, mas que não representa o mais importante.
A obediência às leis do antigo testamento, por exemplo, pode ser um desvio, o respeito com os sábados, tudo isso está na Bíblia, foi ênfase de Deus para um tempo, mas já não é mais. Fé que tudo pode ser conseguido pela determinismo, pela manifestação de uma palavra de poder, também pode ser um desvio, que centraliza a experimentação de um milagre no homem, na fé, e não em Deus. Levar as pessoas somente a adoração, usando todo tempo ou a maior parte do tempo de um culto para a música, deixando o ensino da palavra em segundo plano, também pode ser um desvio.
Mesmo jejuns, subidas a montes, correntes de oração, podem ser desvios à medida que são entendidos como preços que se pagam para se obter algo, as bênçãos de Deus não podem ser compradas, contudo, Deus se agrada do humilde que se consagra, não para ganhar alguma coisa, mas para louvar ao seu Senhor.
Por isso tudo, povo de Deus, cuidado, não fiquem debaixo de ministérios hereges, e eles estão se multiplicando sobremaneira, como a própria palavra diz que ocorrerá no final dos tempos, com a multiplicação de falsos profetas.
Acorda Igreja, volte-se para a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário