quinta-feira, abril 30, 2015

30º princípio para ser feliz: viva II Timóteo 4

    "Quanto a mim, já estou sendo derramado como oferta de libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.
    Desde agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que amarem a sua vinda.
    Procura visitar-me em breve, pois Demas, por amar este mundo, abandonou-me. Ele partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia; Tito, para a Dalmácia; só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, pois ele me é muito útil para o ministério. Mandei Tíquico para Éfeso.
Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 
    Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me bastante; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações. Tenhas muito cuidado com ele, pois resistiu muito às nossas palavras.
    Na minha primeira defesa ninguém me ajudou; pelo contrário, todos me desampararam. Que isto não lhes seja cobrado. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por meu intermédio a pregação fosse anunciada e todos os gentios a ouvissem; e fui livrado da boca do leão.
    O Senhor me livrará de toda obra má e me levará a salvo para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém."
II Timóteo 4.6-18

quarta-feira, abril 29, 2015

29º princípio para ser feliz: viva I Coríntios 13

    "Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine.
    E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.
    E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum.
    O amor é paciente; o amor é benigno. Não é invejoso; não se vangloria, não se orgulha, não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento do mal; não se alegra com a injustiça, mas congratula-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor jamais é vencido. Mas, havendo profecias, serão extintas; havendo línguas, silenciarão; havendo conhecimento, desaparecerá."
I Coríntios 13.1-8

terça-feira, abril 28, 2015

28º princípio para ser feliz: viva João 3

    "Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo."
     "Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus."
João 3.5-7 e 16-18

segunda-feira, abril 27, 2015

27º princípio para ser feliz: viva a oração do pai nosso

        "Portanto, orai deste modo: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teus são o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém."
Mateus 6.9-13

domingo, abril 26, 2015

26º princípio para ser feliz: viva as bem-aventuranças

    "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino do céu.
    Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
    Bem-aventurados os humildes, pois herdarão a terra.
    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados.
    Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia.
    Bem-aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus.
    Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
    Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino do céu.
    Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, pois a vossa recompensa no céu é grande; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós."
Mateus 5.3-12

sábado, abril 25, 2015

25º princípio para ser feliz: viva Jeremias 15.19-21

    "Portanto, assim diz o Senhor: Se te arrependeres, então te restaurarei, para poderes me servir. Se falares o que é precioso e não o que é inútil, então serás meu porta-voz. Eles voltarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.
    Eu te colocarei contra este povo como forte muralha de bronze; eles lutarão contra ti, mas não te vencerão; porque eu estou contigo para te salvar e te livrar, diz o Senhor. Eu te livrarei das mãos dos homens ímpios e te resgatarei das garras dos cruéis."
Jeremias 15.19-21

sexta-feira, abril 24, 2015

24º princípio para ser feliz: viva Isaías 40.27-31

    "Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido do Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes? Não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? O seu entendimento é insondável. 
    Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão."
Isaías 40.27-31

quinta-feira, abril 23, 2015

23º princípio para ser feliz: viva o Salmo 91

    "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso diz ao Senhor: Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio.
    Pois ele te livra do laço que prende o passarinho e da peste mortal.
    Ele te cobre com suas penas; tu encontras refúgio debaixo das suas asas; sua verdade é escudo e proteção.
    Não temerás os terrores da noite, nem a flecha lançada de dia, nem a peste que se alastra na escuridão, nem a mortandade que arrasa ao meio-dia.
    Poderão cair mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
    Somente contemplarás com teus olhos e verás a recompensa dos ímpios.
    Porque fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
    Porque ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, para que te protejam em todos os teus caminhos.
    Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
    Pisarás o leão e a cobra; pisotearás o leão novo e a serpente.
    Porque tanto me amou, eu o livrarei; eu o colocarei a salvo, pois conhece o meu nome.
    Quando ele me invocar, eu lhe responderei; na sua angústia estarei com ele; eu o livrarei e o honrarei.
    Darei a ele longevidade e lhe mostrarei a minha salvação."

quarta-feira, abril 22, 2015

22º princípio para ser feliz: viva o Salmo 23

    "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
    Ele me faz deitar em pastos verdejantes; guia-me para as águas tranquilas.
    Renova a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
    Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam.
    Preparas para mim uma mesa diante dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
    Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre."

terça-feira, abril 21, 2015

21º princípio para ser feliz: viva II Crônicas 7.13-15

        "Se eu fechar o céu para que não chova, ou se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou se enviar a praga entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha presença, e se desviar dos seus maus caminhos, então ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos à oração que se fizer neste lugar."
II Crônicas 7.13-15

segunda-feira, abril 20, 2015

20º princípio para ser feliz: não esteja debaixo de hereges e carnais

       "Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em pele de ovelha, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos frutos os conhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos de plantas com espinhos?
          Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém, a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz fruto bom é cortada e lançada no fogo. Portanto, vós os conhecereis pelos frutos.
         Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal."
Mateus 7.15-23

domingo, abril 19, 2015

19º princípio para ser feliz: respeite autoridades, na família, na sociedade e na igreja

        "Recorda-lhes que devem estar sujeitos aos governantes e às autoridades, ser obedientes e estar preparados para toda boa obra; não devem difamar ninguém, nem ser dados a brigas, mas equilibrados, mostrando genuína mansidão para com todos."
Tito 3.1-2

sábado, abril 18, 2015

18º princípio para ser feliz: buscai os dons espirituais

        "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, ainda quando gentios, éreis induzidos e levados para os ídolos mudos. Portanto, vos declaro que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, pode dizer: Maldito seja Jesus! E ninguém pode dizer: Jesus é Senhor! a não ser pelo Espírito Santo.
        Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de realizações, mas é o mesmo Deus quem realiza tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum.
      Porque a um é dada, pelo Espírito, a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento. A outro, pelo mesmo Espírito, é dada a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar; a outro, a realização de milagres; a outro, profecia; a outro, o dom de discernir os espíritos; a outro, variedade de línguas; e a outro, interpretação de línguas.
      Mas um só Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as individualmente conforme deseja."
I Coríntios 12.1-11

sexta-feira, abril 17, 2015

17º princípio para ser feliz: amor, a marca do cristão


        "Antes de tudo, tende profundo amor uns para com os outros, porque o amor cobre um grande número de pecados. Sede hospitaleiros uns para com os outros, sem vos queixar. Servi uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons administradores da multiforme graça de Deus."

I Pedro 4.8-10

quinta-feira, abril 16, 2015

16º princípio para ser feliz: procure uma boa igreja e fique nela

        "Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima."
Hebreus 10.24-25

quarta-feira, abril 15, 2015

15º princípio para ser feliz: persevere

        "Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; não fiqueis alarmados; pois é necessário que assim aconteça; mas ainda não é o fim.
        Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
        Então sereis entregues à tortura e vos matarão; e sereis odiados por todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos haverão de abandonar a fé, trair e odiar uns aos outros.
        Também surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo."
Mateus 24.5-13

terça-feira, abril 14, 2015

14º princípio para ser feliz: não confie no que os olhos podem ver

        "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas videiras; ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado do estábulo e não haja gado nos currais; mesmo assim, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Deus é a minha força! Ele fará os meus pés como os da corça e me fará andar sobre os meus lugares altos."
Habacuque 3.17-19

segunda-feira, abril 13, 2015

13º princípio para ser feliz: cuida de Deus e Ele cuidará de ti

"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra e te alimentarás em segurança.
Agrada-te também do Senhor, e ele satisfará o desejo do teu coração.
Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."
Salmo 37.3-5

domingo, abril 12, 2015

12º princípio para ser feliz: teme ao Senhor e Ele te dará uma família

        "Bem-aventurado todo aquele que teme o Senhor e anda em seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos; serás feliz, e tudo te irá bem.
        Em tua casa, tua mulher será como a videira frutífera, e teus filhos, como brotos de oliveira ao redor da tua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
        O Senhor te abençoe de Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida e vejas os filhos de teus filhos. A paz esteja sobre Israel!"
Salmo 128

sábado, abril 11, 2015

11º princípio para ser feliz: estude, trabalhe e prospere no Senhor

        "Esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor; esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque; esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Esta é a aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!"
Age 2.4-5

sexta-feira, abril 10, 2015

10º princípio para ser feliz: adore a Deus em Espírito e em verdade

        "Então Jesus lhe disse: Mulher, crê em mim, a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas virá a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai no Espírito e em verdade; porque são esses os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem no Espírito e em verdade."
João 4.21-24

quinta-feira, abril 09, 2015

9º princípio para ser feliz: conheça e pratique a Bíblia

        "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar a seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Ele enviou seu anjo para anunciar a seu servo João, que atestou tudo quanto viu da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. Bem-aventurados os que leem e também os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo."
Apocalipse 1.1-3

quarta-feira, abril 08, 2015

8º princípio para ser feliz: busque intimidade com Deus através do Espírito Santo

        "Enquanto participava de uma refeição com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias.
        E os que se haviam reunido perguntaram-lhe: Senhor, é este o tempo em que restaurarás o reino para Israel? Ele lhes respondeu: Não vos compete saber os tempos ou as épocas que o Pai reservou por sua autoridade. Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra."
Atos 1.4-8

terça-feira, abril 07, 2015

7º princípio para ser feliz: ore e esteja forte

        "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra pessoas de carne e sangue que temos de lutar, mas sim contra principados e poderios, contra os príncipes deste mundo de trevas, contra os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais.
        Por isso, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
        Portanto, permanecei firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça, calçando os pés com a disposição para o evangelho da paz, e usando principalmente o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos em chamas do Maligno.
        Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isso mesmo, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"
Efésios 6.11-18

segunda-feira, abril 06, 2015

6º princípio para ser feliz: seja humilde e saiba conviver com a realidade

        "Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo."
João 16.33

domingo, abril 05, 2015

5º princípio para ser feliz: receba a paz e não abra mão dela

       "Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
Filipenses 4.6-7

sábado, abril 04, 2015

4º princípio para ser feliz: creia no poder do nome de Jesus

        "Por isso, Deus também o exaltou com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
Filipenses 2.9-11

sexta-feira, abril 03, 2015

3º princípio para ser feliz: perdão, dê a si mesmo e não olhe para trás

        "Levantando-se e não vendo ninguém senão a mulher, Jesus lhe perguntou: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ela respondeu: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."
João 8.10-11

quinta-feira, abril 02, 2015

2º princípio para ser feliz: perdão, dê aos outros e não guarde rancor

      "E a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há treva alguma.
        Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, assim como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
      Se dissermos que não temos pecado algum, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
       Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."
I João 1.5-9

quarta-feira, abril 01, 2015

1º princípio para ser feliz: perdão, receba-o de Deus e viva

        "Enquanto me calei, meus ossos se consumiam de tanto gemer o dia todo. Porque tua mão pesava sobre mim de dia e de noite; meu vigor se esgotou como no calor da seca. 
       Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
    Assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar; quando as muitas águas transbordarem, elas não o atingirão.
Salmos 32.3-6

30 princípios bíblicos de felicidade

        "Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." Salmos 119.11

        Em maio deste ano, o blog comemora 4 anos de vida, graças a Deus, passamos de 70.000 acessos e tenho certeza de que muita gente tem sido abençoada pelo Espírito Santo através das reflexões que esse homem comum e limitado tem feito. Em comemoração a isso, senti de Deus de fazer um mês diferente de publicações. A partir de hoje, e até o final deste mês, compartilharei 30 textos bíblicos, que representam, princípios bíblicos de felicidade, me refiro a uma felicidade plena, em todas as áreas, desta e da outra vida, respeitando, obviamente, as prioridades bíblicas para a existência humana. Os últimos dez textos, são tanto passagens relevantes para o cristianismo, de maneira geral, quanto importantes para mim, de maneira mais pessoal, espero que sejam bênção para a sua vida.