segunda-feira, julho 04, 2016

A Bíblia nunca aprovou violência contra outras religiões

      "Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser vosso Deus." Levítico 25:38

      "E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento." II Crônicas 14:2-4

      "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." Mateus 21:12,13

      Entrei em meu Facebook hoje (7/04/16) e encontrei dois links de uma pessoa ligada, pelo que eu entendi pelo Facebook dela, ao tal pastor Tupirani (confiram o Facebook dele no link que aliás já declara suas atenção no nome "A Grande Prisão - Pr. Tupirani"). Esse é o líder que conforme o site Extra do globo.com (confira matéria no link) promoveu violência verbal e mesmo material contra outras religiões e outros grupos sociais. Segue a resposta que deixei para esse líder e seu grupo na página da tal ""igreja"":
__________#__________

      "Os meios não justificam os fins, mesmo fins ditos cristãos e bíblicos; agir com estupidez e violência, nas palavras ou em atos vai contra tudo o que Jesus pregou, esse marketing de vítima e de perseguido é falso, é manipulador, glorifica o homem, não a Deus, aliás nessa página do Face vejo o nome de um líder repetidas vezes, mas não vejo o nome de Jesus; 

pobres dos que seguem um líder assim, coitado de você, será responsável por essas almas, dito "pastor"; mudem de vida enquanto as consequências de seus atos ainda não chegaram a extremos sem volta, senão se transformaram em monstros tão horrorosos quanto os monstros de outras religiões extremistas que vocês dizem combater como "justiceiros"; 

nos extremos há semelhança, mesmo que achem lutar por coisas distintas, a diferença, contudo, está no equilíbrio; o mais trágico, porém, e que vocês não entendem, ou entendem (se forem mais manipuladores que já parecem ser), é que esse tipo de atitude só prejudica mais o evangelho, coloca os não cristãos como vítimas e os cristãos como agressores, isso motivará políticos e outras ordens a perseguirem ainda mais o evangelho".
__________#__________

      Na Bíblia não existe uma citação incitando povo de Deus a destruir povos de outros deuses. Somente em três situações vemos violência contra povos de outros deuses, no meu entender:

1ª quando Deus dava uma nação para Israel e permitia que seu povo conquistasse as terras dessa nação, o que basicamente ocorreu com Moisés e Josué, no início, quando o Senhor ainda estava formando a nação de Israel;

2ª quando o próprio Israel se desviava e construía templos a outros deuses em sua própria terra, portanto, um Israel desviado estava sendo disciplinado para voltar a aliança original com Deus;

3ª quando Jesus expulsou os comerciantes do templo de Jerusalém, portanto, um lugar de culto de sua própria religião, não de outras, que se desviava e que Deus autorizava Jesus a executar disciplina.

      Veja que em princípio a disciplina, que no caso do Antigo Testamento podia ser violenta, como característica de toda a cultura da sociedade da época, bem diferente de hoje em dia, é permitida para ser feita pelo povo de Deus dentro de seu território, quer dizer, Israel disciplinando a Israel, não a outras nações ou religiões, a não ser no início quando Deus ainda construía a nação hebráica. Mas isso só acontecia quando o povo de Deus se desviava, já que em tempos de comunhão com o Senhor e com sua religião, o povo seguia em paz e prosperidade dando testemunho aos de outras religiões através de sua prática de vida, não com qualquer tipo de combate externo contra aqueles que não eram povo de Deus e nem tinham a religião autorizada pelo Senhor.
      A guerra do povo de Deus nunca foi e nunca será por imposição, mas por testemunho de vida, uma guerra silenciosa e espiritual. Contudo, muitos, ao meu ver por sérios problemas psiquiátricos ainda não resolvidos, se acham no direito de violentarem os que pensam diferentemente, equivocadamente no papel de vingadores, isso nunca foi evangelho. Quer fazer batalha contra o diabo? Ore, jejue e caminhe no mundo em santidade e humildade, quebrar imagens de gesso ou destruir centros espíritas, isso sim, colocará supostos soldados da luz guerreando com armas das trevas, o que deixará o único e verdadeiro Deus da luz fora desse embate.
      Ande na luz, combata a guerra da luz e com as armas da luz, qualquer desvio desses três pontos, será trevas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário