domingo, julho 10, 2016

Gananciosos, hereges e manipuladores

      "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 
      Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 
      Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."
      "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 
      Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vô-lo tenho predito. 
      Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus 24:4-13,21-27

      Pastores gananciosos, hereges e manipuladores! Tenho repetido essas três características do que eu entendo que sejam dos falsos profetas dos últimos tempos.
      Quem tenta em primeira lugar é a carne, e ela tenta basicamente em duas áreas: área sexual e área financeira. Quando o líder começa achar que ganha pouco e que tem direto a ter mais confortos e luxos materiais, assim como quando ele acha que pode ter mais que a relação única, exclusiva e santa de uma mulher, na aliança madura e duradoura do casamento, ele começa a olha para fora, para o mundo, para o diabo, do que para Deus e para os valores espirituais e interiores. Essa é a porta que o diabo usa para entrar, sempre foi assim e sempre será, e um homem entrará por ela quando perder o foco, parar de olhar para o Senhor, se esquecer de se humilhar diante da presença de Deus, achar-se suficiente para caminhar sozinho.
      Sem a presença de Deus, o Espírito da verdade, depois de ser ferido e rejeitado muitas vezes, se afasta, sensível e sábio que é, sem a sabedoria de Deus, o homem recorrerá à heresia, ao engano, para continuar liderando, para não perder o status de pastor, para não deixar de ter direito a todo o poder político, social e econômico que ele pode até ter conquistado, mas pelo Deus que ele agora se esquece. Na carne, longe de Deus, o Senhor entrega o homem nessa condição à mentira, mas como o homem sabe que foi através da palavra que ele chegou onde chegou, ele continuará usando a palavra, só que agora de maneira errada. Texto fora de contexto, metáforas espirituais como promessas ao pé da letra, mas sempre exigindo das pessoas sacrifícios humanos, força de homem, já que herege o pastor perde a noção da graça e da sabedoria de Deus.
      Assim, de uma entregador das promessas recebidas diretamente das mãos de Deus em oração, com um coração quebrantado, o herege passa a ter que manipular emocionalmente as pessoas tentando fazer na carne a persuasão que antes o Espírito Santo fazia. Agora, ao invés de Deus convencer as pessoas, é a oratória humana, o carisma do homem, os dons carnais, emocionais e até espirituais, mas do mal, é que têm liberdade para agir num culto. Vencido pela ganância, dominado pela heresia, de pastor, o líder vira um bruxo, seduzindo e enganando, criando ritos e feitiços, mesmo que maquiados com textos bíblicos, para dar aos enganados algum artifício para obter seus pedidos. Então, um povo que não quer ouvir a voz de Deus, ajunta-se ao falso profeta, que fala as coisas que esse povo quer ouvir.
      Triste, sério, perigoso, mas esse é o caminho que leva muitos originalmente com chamada de Deus a se tornarem falsos profetas, pastores gananciosos, hereges e manipuladores. O diabo fica satisfeito, não precisa mais tirar da igreja, afastar da igreja, ele conseguiu, subverteu a igreja e as pessoas podem ficar confortavelmente dentro dela, desviadas e condenadas. Quanto aos justos, ao protestante que protestam, aos que seguem fieis no Espírito de Elias e de João Batista, se encontram sozinhos, abandonados? Por homens, mas não pode Deus, desses o Senhor continua cuidando, com carinho, esses são os que serão arrebatados, que serão separados na primeira e mais bem-aventurada leva, são os que serão poupados da pior era que esse mundo enfrentará.

      "E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." Apocalipse 19:6-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário