quinta-feira, agosto 04, 2016

A igreja separa cristãos de Cristo?

      "Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo." Salmos 65:4
      "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.Salmos 84:10
         "Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios." Salmos 96:8
      "Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome." Salmos 100:4

      A reflexão que farei aqui serve para cristão mais maduros, que já frequentam há algum tempo igrejas evangélicas. Se você é novo convertido, ainda não é o momento de você levar em consideração esses pontos, mesmo porque de você, criança espiritual, Deus cuids de maneira especial, como ele faz com todas as crianças. Contudo, à medida que for crescendo, aconselho que sempre avalie as coisas, que faça a si mesmo a pergunta: o que te segura numa igreja, Deus ou os homens? Sigamos com a reflexão.
      O que mais separa certos cristãos de Cristo são as igrejas cristãs. Muitos, frequentando igrejas por motivos errados, para ter aprovação de grupo social, fugir do inferno e trocar remorso por religiosidade, ficam dependentes de homens e instituições. Não, não estou fazendo apologia a cristianismo sem igrejas, a cristãos não precisarem de congregações, de lideranças, de irmãos com os quais possam compartilhar vida em comum, para abençoarem e serem abençoados. 
      Contudo, se muitos entendessem que Deus se importa muito mais com prática de vida que com costumes e ritos, esses cristãos viveriam mais livres e provariam de fato o cristianismo de Cristo. Você quer saber até que ponto você é dependente de Deus ou dos homens? Então veja como se sente quando falta um culto. Tome cuidado com uma orientação que diz que não podemos faltar em culto, mas mesmo que venha disfarçada de conselho espiritual, pode ser apenas manipulação de líder que não quer perder membro da igreja, trabalho não remunerado e ofertas.
      Repito, não estou incentivando afastamento da igreja, contudo, os textos citados no início dessa reflexão são do antigo testamento onde a presença de Deus estava num templo material, físico, é sobre essa construção que os textos se referem e orientam o povo a estar sempre nela. No novo testamento o templo de Deus é o coração do homem, Deus habita por Jesus e através do Espírito Santo no homem, estar na presença de Deus é algo que fazemos o tempo todo, estando nosso corpo físico no lugar que esteja. Os textos acima não se referem, necessariamente, aos templos das igrejas e ministérios das denominações evangélicas e protestantes do mundo atual.
      Sim, repito e repito, estar num lugar consagrado para adorar a Deus e compartilhar seu evangelho, é especial, exclusivo, privilégio e necessidade, mas não deixe que seu motivo principal seja homens, seja o medo de não ir porque se não for as pessoas poderão pensar mal de você, seja quase que a desobediência a uma "promessa", de nunca faltar num culto, seja a insegurança de que um grande mal poderá acontecer a você, caso falte, Deus é bem maior que isso. Isso pode ser, não abnegação, fidelidade e zelo, mas uma espécie de idolatria, o mais importante é ouvir a voz de Deus e obedecê-lo, custe o que custar.
        Bem, como sempre digo, se quiser ouvir uma palavra igual a maioria das palavras, este blog não é o lugar, mas se desejar questionar e pensar mais profundamente sobre tudo, fique à vontade.

      "Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados."
Jeremias 31.31-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário