segunda-feira, agosto 01, 2016

Deus é muito mais que isso

      Um sol dentro de uma lâmpada, é isso que as pessoas fazem com Deus. Ao mesmo tempo que elas creem num Deus poderoso, enorme, que pode tudo, elas o limitam aos seus conhecimentos. Muitas pessoas creem dessa foram, não para glorificar a Deus, não, mas para enaltecer a fé que elas têm, assim acham que poderão merecer as respostas dos pedidos equivocados que fazem. Por que muitas pessoas limitam Deus aos seus conhecimentos? Porque definem Deus com os argumentos que conseguem entender sem que precisem fazer muito esforço, com as explicações mais convenientes e que agradam mais seus corações ociosos e viciados. Por que um sol dentro de uma lâmpada? Porque na verdade, muitas e muitas pessoas não têm uma experiência com o Deus verdadeiro, mas com um ídolo, não feito de gesso, pedra ou madeira, mas de ideias, ideias erradas, mesmo ideias picotadas de verdades bíblicas, mas ainda assim, enganos. Assim, esse mesmo Deus tão imenso que os evangélicos dizem servir, fica limitado às suas mentes.
      Deus é muito que aquilo que muitos dizem conhecer, muito mais. Mais que sessenta e seis livros podem definir, mais que denominações centenárias podem possuir, mais que teólogos graduados podem comentar, mais que profetas carismáticos podem revelar. Deus não está na igreja católica ou na Ortodoxa, Deus não está na Anglicana e na Batista, também não está nas igrejas protestantes tradicionais, na Luterana, na Congregacional, na Metodista, na Presbiteriana, Deus também não está nas pentecostais, na Assembleia de Deus, na Evangelho Quadrangular, nas neo-pentecostais, na Renascer, nas Comunidades, na Resgate, e com certeza não está nas seitas, na IURD, e em tantas outras nascidas nos EUA, a nação que mais cria heresias dentro do meio cristão. Deus abençoa pessoas nessas igrejas? Sim, com certeza, em todas elas, na Deus é Amor, na Congregação Cristã, na Adventista, na Mórmon, na Testemunha de Jeová e em tantas e tantas outras. Mas Deus não tem compromisso com nenhuma denominação, nenhuma, não é exclusividade dessa ou daquela doutrina, que todas arrogam serem as mais bíblicas.
      Se as pessoas entendessem de fato como as coisas funcionam, se soubessem um pouco mais sobre história, sobre as raízes de cada denominação que tantas idolatram, celebram como porta-vozes oficiais dos céus, se soubessem da vida dos fundadores das igrejas. Se as pessoas parassem de romantizar algo absolutamente humano, corruptível, imperfeito e limitado, se as pessoas conseguissem separar o que é realmente de Deus e o que é dos homens. Mas também, se as pessoas tivessem a coragem de viver um vida realmente próxima a Deus, libertas de tradições, de rituais, de costumes, de coisas que parecem tão belas, tão celestes, mas são criações humanas, somente formas criadas em momentos de frieza espiritual, na tentativa de congelar um momento de bênção que existiu, mas que não existia mais devido ao distanciamento dos homens de Deus. A religião de Deus, a verdadeira, não precisa de qualquer objeto, rito, lugar ou formatação externa, a não ser de um coração corajoso, mas humilde, questionador, mas obediente.
      Mas não, muitas pessoas, muitas mesmo, querem o jeito mais fácil, sentarem-se em cadeiras confortáveis, dentro de templo bem organizados, com um sistema de som moderno e ouvirem um homem cheio de carisma humano, com uma voz agradável, com um sorriso encantador, ao som de belas vozes de cantoras e cantores, instrumentos bem tocados, para assistirem na verdade um show. Um show que diga a elas que não precisam estudar mais e se esforçar para terem bons empregos com bons salários, basta que creiam. Um show que diga a elas que Deus vai destruiu todos os seus inimigos, e que elas não precisam mudar, o problema está nos outros, e se estiver totalmente no diabo, melhor ainda, assim não precisarão se posicionar com ninguém. Assim elas preferem pagar por milagres, fazerem trocas com aquilo que chamam de Deus, mas não é, porque Deus não aceita trocas e não faz negócios, elas preferem bancar líderes ricos, porque na verdade é isso que elas querem se tornar, líderes ricos.
      Deus é muito mais que isso, e aquelas pessoas que pagarem os preços, primeiro buscando a Deus de verdade, mesmo depois de toda a desilusão que tiveram com os falsos líderes, depois aceitando que a vida espiritual é vida de perda, de pobreza, de simplicidade, essas pessoas realmente começarão a andar pelo estreito caminho da vida eterna. No final existem três posicionamentos que as pessoas podem tomar: ou seguem enganadas, tornando-se cegas que não veem que seus caminhos não as estão levando a lugar algum, somente a alimentar ministérios-empresas de falsos profetas; ou se desviam, desiludidas com um falso cristianismo, que por ser falso nada pode oferecer; ou então aprendem que para conhecer a Deus de verdade, é preciso abrir mão da aprovação dos homens, das posições e cargos em igrejas, do escapismo dos templos e das religiosidades, e de toda manifestação com aparência de espiritualidade, que parece agradável aos olhos e ouvidos, mas é palavra de perdição.

        "Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
        E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos. Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
       Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição."
Malaquias 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário