domingo, março 26, 2017

Caráter

      Os homens se dividem em dois tipos, os que têm caráter e os que não têm caráter. Não pense você que ter caráter significa não cometer erros, não, não é isso. Ter caráter é ter um lugar seguro pra voltar, uma rocha firme na qual se apoiar, uma referência do que é correto. Isso depois de ter experimentado muitas coisas, ter se testado, ter confrontado os melhores valores que temos dentro de nós com a realidade da vida, com as trocas que a vida profissional exige, com os posicionamentos que solução da solidão pede. 
      Como adquirir caráter? Em primeiro lugar admitindo pra nós mesmos quando agimos com absoluta falta de caráter. Isso acontece quando traímos alianças, machucamos pessoas, comercializamos coisas preciosas, valiosas, melhores, por prazeres egoístas. Um caráter se constrói chamando erro de erro e assumindo responsabilidade individual por ele. Se não for assim, nos faremos de vítimas, inventaremos desculpas e tornaremos a cometer erros. Falta de caráter nada mais é que insistir num erro por anos a fio. 
      Quando nos convertemos a Cristo, quando nascemos de novo, quando entregamos nossa vida a Deus e o Espírito Santo vem morar em nós, ganhamos um caráter, o melhor deles, o caráter de Jesus. Esse verdadeiro milagre possibilita a todo homem ter caráter. Mas essa benção, nada, nem ninguém pode conceder, seja religião, filosofia, ideologia ou qualquer outro princípio ou estilo de vida, só Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário