sábado, março 25, 2017

Humildade Inteligente

      "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17.3

      O texto acima é o texto-tema principal deste blog, Deus me deu e me inspirou para escolher o nome deste espaço aqui. Vida é conhecer a Deus e isso se faz de maneira simples e natural, dia a dia de nossas vidas, como a respiração. Ninguém se esforça pra respirar, na maior parte das vezes, nem nos damos conta que estamos respirando, mas sem ar, não vivemos.
      Contudo, o viver nesse mundo, tentando por em prática o cristianismo, através do nosso espírito e da nossa alma, presos a um corpo físico, não é algo simples. A nossa existência nos leva a ter certezas do que o viver não é, enquanto que o que é, parece cada vez mais um mistério. Nós cristãos podemos nos enganar sobre isso, andarmos em círculos por anos, perdermos tempo e felicidade, por acharmos que temos certezas. 
      Sim, temos algumas certas, justamente as principais, que temos salvação, eternidade com Deus, paz em pecados perdoados, etc. Mas essas certezas, esses sins, se referem ao mundo espiritual, não ao material. O problema, contudo, é quando teimamos em generalizar as coisas, mesmo que a vida insista em jogar na nossa cara que muitas coisas não funcionam da maneira que dizemos ter convicção que funcionam.
      Agindo assim, muitas vezes baseados numa interpretação equivocada da Bíblia e de suas promessas (assunto tema de minha reflexão aqui no dia de ontem, 24/03/17), alguns se desviam, frustrados com um cristianismo não funcional, e outros, adoecem, com sérios transtornos mentais, negando-se a crer na realidade. Deus existe, é sempre preciso ao revelar sua vontade pra nós, seja no sim, no não ou no espera,  mas não ouvimos sobre Ele só diretamente de sua boca, pelo Espírito Santo em nosso coração.
      Fazemos parte de comunidades, de igrejas locais, ouvimos pastores, pregadores, mestres, profetas, ministros de louvor, também estudamos um cânon de 66 livros com registros humanos da atuação de Deus na história. Seria fácil, se entendêssemos a diferença entre essas coisas, seria mais fácil ainda se nos déssemos ao trabalho de buscar Deus diretamente, e não parássemos até ter dEle uma resposta legítima sobre determinado assunto. Mas não é assim que acontece.
      A maioria das pessoas, ansiosas por respostas e satisfação, compram respostas baratas com facilidade, nem checam direito a procedência delas, e o que mais temos hoje em dia são vendedores inescrupulosos de respostas. Mas temos que ter a humildade inteligente de confrontar essas respostas com fatos. Por que temos dificuldade de fazer isso? Porque as respostas nos são vendidas como sendo de Deus. Assim, quando elas não funcionam não temos coragem de duvidar delas, isso seria duvidar de Deus. Então, ou brigamos com Deus ou adoecemos, achando que o problema somos nós e que isso, nós, não temos solução.
      É claro que antes de brigarmos com Deus ou adoecer, tentamos várias respostas, sempre parecidas, em igrejas locais diferentes e de homens diferentes. E Deus com isso? Continua paciente, cheio de amor e com a resposta certa, esperando que tenhamos a humildade inteligente de buscar diretamente a Ele e termos paz. Aprendi, depois de caminhar uns quinze anos dentro de igreja (o que já faz uns vinte e cinco anos), que quando algo que ouvi ou li, depois de ter tentando por em prática por anos, não funciona, mesmo que homens insistentemente tenha me dito que era de Deus, na verdade não é Deus.
      É claro que também confrontei esse novo posicionamento com fatos, já ocorreu dele estar errado, de eu voltar para o posicionamento anterior ou de ter um terceiro posicionamento, isso sempre debaixo de oração, leitura da Bíblia e de aconselhamento com outros homens com experiências reais com Deus. Concluindo, se humildade tola (ou "burra") é aquela que insiste numa resposta, só porque os outros dizem que ela é de Deus, humildade inteligente é crescer, amadurecer, e mesmo que isso leve a perder a aprovação de homens, receber diretamente do Senhor uma resposta de vida eterna, que nos cura, nos faz pessoas melhores e transborda nosso coração de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário