quinta-feira, março 23, 2017

Onde pomos nossa fé?

      "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12.2

      Todos os cristãos vão responder à pergunta que fiz no título, dizendo que põem a fé em Deus. Então eu torno a perguntar, que Deus é esse que cremos? A princípio, e é correto que seja assim no início de nossas caminhadas no evangelho, aprendemos a crer no Deus que as igrejas nos ensinam que existe. 
      Contudo, e esse é o ponto dessa reflexão, até que ponto caminhamos como crianças espirituais, tendo pastores, professores e profetas como intermediários? Sim, existe um momento que o Deus de nossa busca direta, pessoal, sem atravessadores, mesmo que bem intencionados, precisa ser não só o verdadeiro e único Deus, mas maior e mais importante que o Deus que os homens nos ensinam. Precisamos chegar num ponto em nossas vidas, onde o Deus que fala aos nossos corações na solidão de nossos lares numa madrugada, tem prioridade, fala mais alto e claro que o "deus" dos outros, tenham esses a importância que tenham em seus grupos. 
      A igreja cristã nunca ensinou isso, nunca deixou isso claro, pelo menos a partir do momento que a pura e original Igreja dos apóstolos, de Paulo, deixou de existir como oficial e deu lugar a denominações hereges, começando pela Católica. E não se engane, se algumas mudanças positivas ocorreram, tendo em vista o retorno à Igreja cristã original, o desvio continuou com o protestantismo, com as chamados avivalistas, com o pentecostalismo, com o neo, etc, etc. Como eu já disse aqui, igrejas, com letra minúscula, sempre foi e sempre será coisa de homem, Deus até usa, mas elas não podem "usar" Deus.
      O homem tem sido doutrinado sistematicamente a obedecer e depender de homens, não de Deus. Você acha que isso não é verdade? Preste mais atenção na maneira como são tratados os que saem de uma determinada igreja local. Pode-se também argumentar que os que não participam assiduamente de cultos, se desviam, esfriam. Para evitar isso, muitos não são devidamente disciplinados com a desculpa que se forem, se afastam de vez e se perdem. Mesmo os que estão realmente distantes de igrejas e de Deus, dizem pra si mesmos, "preciso voltar à igreja, lá Deus cuidará de mim".
      Em que "Deus" pequeno temos crido, um deus de homens, um deus preso a templos, a altares, a instituições. Conveniente pra homens que querem dominar sobre homens, tirando deles seus bens materiais. Conveniente para cristãos que insistem em permanecer imaturos e carentes, fracos e ilimitados, que acham mais fácil suportarem igrejas ruins, líderes hereges e hipócritas, que terem uma experiência realmente individual com o Deus Senhor, criador e salvador do universo.
      Repito, não estou fazendo apologia a cristão sem igreja, coisa boa demais é conviver com um grupo, não de "irmãos" que te dão "a paz do Senhor" (ou de Deus...), mas de amigos verdadeiros, que não vendem alianças por status na hierarquia eclesiástica ou por aprovação de homens, que se esquecem de você caso você pare de conviver com eles numa determinada igreja local. 
      Por uma volta real à Igreja primitiva, dos apóstolos, de Paulo, do evangelho, de Jesus, é por isso que oro. Por uma vida com comprometimento com Deus, não com homens. Por pastores que tenham trabalho secular e não vivam sustentados por igrejas. Por igrejas pequenas, onde as pessoas realmente se ajudem, se conheçam. Digamos não a pastores-celebridades e envolvidos com política, não a templos-palcos, ministros musicais-artistas. Coloquemos nossa fé em Deus, de fato, e em mais nada.
      Com relação ao texto bíblico do início, a interpretação não é olhar para Deus e permanecer em igrejas erradas, seguindo orientação equivocada de líderes que para suas conveniências usam o texto como álibi para permanecerem com igrejas erradas e não perderem membros. A interpretação é "sai dela povo meu", digam não a tantas igrejas desviadas, suportem líderes que dizem, não o que vocês querem, mas o que vocês precisam ouvir, e mudem de vida. Voltem-se para Deus e deem as costas para homens, sem medo, e com temor somente do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário