sexta-feira, março 24, 2017

Texto no contexto

       "Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro." Salmos 2.6-9

      Como a Bíblia é usada para divulgar informações erradas sobre Deus, sobre a vida, sobre os homens, sobre seus deveres e sobre seus direitos. Como isso é feito? Compartilhando versículos soltos, fora do texto do qual ele faz parte, ou mesmo compartilhando textos inteiros, mas interpretando-os fora de seus contextos históricos, culturais ou em desacordo com o entendimento de toda a Bíblia, e daquilo que ela diz de mais importante, de central. 
      Assim muitos creditam a Deus algo que Ele nunca disse de fato, fazem isso baseados em pregadores que só ensinam o que lhes é conveniente, mas também motivados por mentes e corações ociosos que desejam que Deus lhes dê de graça, algo que eles deveriam obter por esforço próprio. 
      Muitos ainda usam um argumento que até parece ser espiritual, que Deus lhes deu algo pela graça, pelo seu poder, que eles não podiam alcançar, mas conquistaram pela fé. Sim, muitas e importantes coisas obtemos de Deus pela fé, sem merecimento ou esforço, mas isso não funciona pra tudo. Deus se alegra com filhos salvos e limpos, que amadurecidos ganham a vida com trabalho honesto. 
      Quantas vezes já não lemos ou ouvimos nos púlpitos o versículo oito do texto inicial e interpretamos equivocadamente? Mas eu pergunto, se Deus nos fizesse essa pergunta, de verdade, o que pediríamos a Ele? Não estamos preparados pra essa pergunta, nossa resposta seria egoísta, imatura, e se mesmo assim Ele repondesse, o que ganharíamos não nos faria bem, pelo menos não a médio ou longo prazo.
      Mas aqui vai, como muitos gostam de dizer, um "mistério", no momento certo, no lugar certo e para a pessoa certa, Deus pode perguntar "pede-me e eu te darei o que você quiser", e responder, basta que tenhamos o coração verdadeiramente certo. Você tem? Com relação ao contexto do Salmo 2, Deus está falando com o rei, Davi no contexto histórico, e com Cristo, num contexto profético, esses eram homens com o coração certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário