sexta-feira, abril 20, 2018

Diabo

      Diabo, o adversário, o inimigo, o acusador, muitos são os nomes, o mal sempre tem muitos nomes e portas, o bem, não, só tem um nome e uma porta: JESUS CRISTO, que venceu totalmente o diabo e nos concede autoridade sobre ele, começo essa reflexão deixando isso bem claro! Penso que a coisa mais importante a saber sobre o diabo é que ele se beneficia de muitas coisas, de verdades sobre ele, de mentiras sobre ele, de mentiras sobre Deus, de exageros sobre tudo e de displicência para com o universo espiritual, de maneira geral. Quem diz, não temo o diabo pois não acredito nele, engana-se se acha que está protegido, o que nos protege do diabo é a fé em Deus, não a descrença no diabo. Você não acredita no diabo? Mas saiba que ele acredita em você e tem inveja de você. Sim, o diabo inveja o homem, ele quer adoração do homem? Sim, mas também deseja ser o que o homem é e ter o que o homem tem. O homem tem livre arbítrio, o diabo não, o homem pode reinar na eternidade como irmão de Jesus, transformado, coerdeiro com Cristo, o diabo não. Será que o diabo aceita que vai passar a eternidade no inferno ou ele ainda acha que tem chance de mudar esse destino? Ninguém sabe, eu penso que quem está nas trevas não sabe nem o que é e nem para onde vai, e quem está mais nas trevas que o diabo?
      Alguém disse que nós não precisamos saber tantos detalhes sobre o diabo, bastar entender que temos a arma para destruí-lo. Sim, isso é tão verdade que a Bíblia não dá, de forma clara, detalhes, digamos, técnicos, sobre o diabo. O que sabemos é interpretado de textos proféticos, muitos a princípio que nem foram escritos diretamente sobre ele, como o texto da queda do rei Nabucodonosor (Isaías 14), aliás a palavra que aparece lá é Lúcifer, não diabo (verso 12, "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitava as nações!"). O antigo testamento tem poucas passagens sobre o diabo, mas outra bem significativa, falando sobre “guerra espiritual”, está no livro de Daniel, capítulo 10, que obviamente como o texto de Isaías, também pode ser interpretada como não tendo relação com mundo espirirtual e com o diabo. Demônios aparecem bastante no novo testamento, além de ser ensinamento de Jesus sobre a autoridade que ele estava nos dando sobre espíritos malignos, alguns textos fazem revelações sobre o mundo espiritual. Aquele sobre a legião que pede para ser "realocada” do homem para os porcos é bem significativa (Lucas 8), ensina, para muitos que assim a interpretam, sobre territórios espirituais específicos de legiões, assim como sobre a necessidade de castas malignas de possuírem corpos, mesmo que precária e temporariamente.
      O objetivo aqui não é um estudo aprofundado sobre essa maneira de ver o diabo e suas estratégias (demonologia dos pentecostais), estou citando só algumas passagens aleatórias, mas importantes. Você pode achar material a respeito na internet. O livro de Apocalipse nos fala de maneira mais focada, sobre a atuação do diabo no final dos tempos, concordando com a palavra de Jesus nos evangelhos. Conceitos como trindade satânica, o diabo, o anticristo e o falso profeta, o levante final através da heresia, que é a estratégia mais séria do diabo visto que atinge as igrejas de dentro delas, assim como o aprisionamento definitivo do diabo no inferno, junto com o julgamento final dos não salvos. Mas a profecia definitiva sobre a vitória sobre o diabo está logo no início da Bíblia, em Gênesis 3, o verso 15 diz “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". Claramente entendemos que um nascido de mulher destruiria o diabo, aqui personificado na serpente. Resumindo, a Bíblia fala sobre o diabo exatamente o que precisa falar, perfeitamente dentro dos propósitos de Deus para a humanidade. Mesmo que, em minha opinião, grande parte dos cristãos não saibam "ler” as sagradas escrituras, o que o Senhor queria que a grande maioria dos seus filhos soubesse sobre o diabo, foi registrado no cânone bíblico. Contudo, eis outro mistério, aos amigos, Deus revela sua intimidade assim como conhecimentos, não determinantes para salvação, mas que podem ser sabidos se houver busca dentro da vontade de Deus.
      Interpretações baseadas na Bíblia, sim, mas também em textos apócrifos como o Livro de Enoque e conhecimentos satanistas, dizem que não é um diabo que lidera as hostes de espíritos malignos, mas quatro, cada um ligado a um elemento e cada um responsável por uma época da história humana. Lúcifer seria o primeiro, o que caiu na terra e tentou Adão e Eva no Éden, tentou concentrar a população humana em grandes cidades, como Babel, é ligado ao elemento terra. Belial seria o segundo, aparece no perído entre a entrada de Israel em Canaã até a época de Jesus, ligado ao elemento ar, veja que a grande batalha espiritual de Daniel acontece numa região acima da terra. Satanás, a estrela da alva, seria o terceiro, aparece na época de Jesus, ligado ao elemente fogo. Leviatã é o quarto e último, aparece nos tempos atuais, ligado ao elemento água, citado em Jó e em Apocalipse. Confira mais sobre essas interpretações na reflexão aqui do blog com nome “Leviatã - o diabo das águas". Repetindo, essas são interpretações de alguns, baseadas na Bíblia? Até são, mas não são concenso entre muitos teólogos considerados mais tradicionais.
      Pai da mentira, talvez seja o título que mais cai bem ao diabo, e nessa estratégia ele pode fazer muito estrago, já que muita coisa que aliam a ele, na verdade não foram feitas por ele, mas sobre as quais ele recebe a honra com o maior prazer. Em qual área ele mais atua com a mentira? Nem é na espiritual, mas nas psicológica, e nessa área a responsabilidade é toda do homem, não do diabo. É o homem que escolhe certas disposições que instalam na mente humana transtornos psiquiátricos e tantas doenças. Sim, alguns nascem com certas tendências ou sofrem violências externas que também os debilitam psicologicamente. Mas transformar um problema físico, mental, em espiritual com atuação demoníaca, precisa de autorização do homem, principalmente se ele não está com o lado afetivo curado. Assim, inseguranças, autoimagem ruim, dão lugar a mágoas, ódio, invejas e ciúmes, nesse quadro o diabo se apossa de muitos, se não plenamente do espírito, emocionalmente. Doenças emocionais podem ser expulsas na autoridade de Jesus? Não, o diabo pode ser expulso, mas não dar ouvidos à sua influência é algo que precisa ser escolhido pelo homem, para então haver cura. Podemos destruir a opressão do diabo e expulsar sua presença, mas se o homem voltar a pecar o diabo terá legalidade para voltar e agir (Mateus 12.43-45).
      O diabo não sabe o que a gente pensa, ele não é onisciente, ele não é Deus. Esses que dizem que o mundo é um palco de batalha entre o bem e o mal, entre Deus e o diabo, se enganam redondamente. Essa batalha acontece no coração e na cabeça das pessoas, não no universo. No universo o diabo já foi derrotado, mas no mundo a batalha que ocorre é no homem, com esse podendo ou não seguir com Deus ou sem ele. Sem Deus, o diabo tem liberdade para agir, quem não escolhe Deus, não precisa escolher o diabo de forma consciente e direta, se não existe Deus no coração, naturalmente o diabo terá lugar. O homem ficará exposto aos ataques espirituais do diabo, senão der ouvidos ao Espírito Santo. Poderá até tentar ser bom, agir corretamente, como um bom cidadão, um bom marido, um bom pai, um bom amigo, mas estará com a mente livre para o diabo falar e o ouvirá na confusão que existe na vida daqueles que estão sem Deus e nas trevas. O diabo não sabe o que pensamos, mas ele sopra sua vontade em nossos ouvidos, ele nos estuda, nos acompanha, e pode acabar entendendo como agimos, do que gostamos, no que somos fracos, e finalmente, como nos vencer. Os satanistas (e mesmo espíritas) autorizam isso de forma consciente, quando pedem que um "espírito guia" os acompanhe, aconselhe e os "proteja" (em ordens mais íntimas com o diabo, o nome desse espírito guia é guardado em segredo pelo que o possui).
      Se nos afasta de Deus, é útil para diabo, e muitas vezes o que nos afasta não é não fazer algo, mas fazer demais. Um ditado diz que se o diabo não consegue nos impedir de fazer a obra de Deus, ele nos leva a faze-la, obssessivamente até nos estourar de tanto trabalho e pararmos. Outras vezes o que nos afasta de Deus não é saber o que não fazer, mas o que fazer. Muitos se prendem a tantas legalidades morais, a tantos nãos, achando que isso é santidade e que agrada a Deus. Esses acabam seguindo uma religião, humana, egocêntrica, e não o evangelho de Jesus através do Espírito Santo. Isso interessa muito ao diabo, qualquer desvio da verdade do cristianismo puro, impede o homem de usufruir da presença de Deus e o traz para mais perto do diabo. Heresia, como tantas e tantas vezes falo aqui no "Como o ar que respiro", a arma principal do diabo no últimos tempos, algo deixado bem claro por Jesus nos evangelhos (Mateus 24). A heresia usa a estratégia de não tirar o cristão da igreja, mas de estragar a igreja com mentiras, isso é bem mais interessante para o diabo. Atrair homens para religiões erradas, principalmente para as parecidas com a cristã original, é bem mais fácil que convencer os homens a não terem religião. A carência religiosa é algo inerente do ser humano, nasce nas genuína necessidade espiritual de Deus, mas na rebeldia, usa qualquer palhativo para saciar essa necessidade.
      Ouvir a Deus, em todo o tempo, e não ao diabo, eis o desafio, mas para o homem que se decidiu por Jesus, convertido e novo nascido, é só ouvir a voz do Espírito Santo, que habita os filhos de Deus e os orienta sempre. Na humildade buscada e na santidade escolhida, há paz para discernirmos a voz do Senhor em nosso coração. Muitas vezes, contudo, preciamos parar, nos isolarmos e buscarmos a Deus. Deixar-se levar pela roda vida do mundo, pode nos afastar de maneira sutil do caminho, e quando percebemos o diabo está tendo vez nas nossas decisões. "Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 4.7), não lutemos sozinhos contra o diabo, e entendamos que não há vitória contra ele sem obediência ao Senhor. "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésio 6.12), esse texto reforça meu pensamento que apesar de não haver registros bíblicos sobre muitos detalhes do diabo, por motivos que Deus sabe, os apóstolos e membros da igreja primitiva conheciam bem as artimanhas e a intimidade do mundo espiritual, sabiam como lidar com isso tudo, conhecimento que, infelizmente, se perdeu no catolicismo e nas denominações protestantes tradicionais. Concluindo, respeitemos o diabo, como ser espiritual de Deus e como astuto que é, mas não o temamos, sob hipótese alguma, ele é um vencido, e nós, novos nascidos, vitoriosos sempre pelo poder do sangue de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário