terça-feira, abril 10, 2018

Esperança

      Uma expectativa, muitas vezes sem fundamento em algo concreto, um sentimento bom e inexplicável, uma visão que temos na alma, não pelos olhos físicos, ou simplesmente como diz a Bíblia, crer sem ver, enchergar como realidade algo que ainda não é real. De esperança se vive, a esperança é a última que morre: esperança é a consequência imediata da fé. Ninguém vive sem esperança, mesmo o incrédulo, mesmo o ateu, esperança é a grande força motivadora do ser humano, seja lá quem ou o que ele espera. 
      Mas às vezes ela parece desaparecer, é quando a alma humana experimenta o maior dos vazios, a morte em vida. Muito triste é o homem que não consegue renovar sua esperança diária. Pela ausência de esperança muitos fogem nos vícios, já que esperança gera prazer, joga adrenalina em nossa corpo, nos dá forças para continuarmos, nos esforçarmos, lutarmos e trabalharmos, mesmo vendo em curto prazo um retorno insatisfatório.
      Se a esperança é futuro, o que a deixa fraca são os outros tempos, o passado e o presente quando ruins. Boas lembranças do passado e um presente feliz devem fortalecer a certeza de que o futuro também será bom, se o construirmos nas bases físicas, morais e espirituais positivas do passado e do presente. Contudo, carregar na alma os erros passados ou tentar se agarrar num presente de prazeres irresponsáveis, mata a boa esperança.
      Se a esperança enfraquecer-se, se ficar transparente em nossa frente de forma a não vermos um futuro melhor, paremos e oremos. Lavemos-nos, antes de tudo, no sangue de Cristo, através do perdão, entremos em comunhão íntima com Deus, através da adoração, e por fim estejamos em paz com todos os que podemos, à medida do nosso possível. Em paz com Deus e com nós mesmos, na humildade de aceitar impotências e limites, mas na fé de fazer com todas as nossas forças a nossa parte, o Espírito Santo derramará em nossos corações o óleo perfumado e puro da melhor das esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário