terça-feira, abril 17, 2018

Eternidade

      "Forever young", nas últimas décadas, desde os anos 1980, quando a geração da revolução social e cultural dos anos 1960 começou a envelhecer, temos visto uma obsessão do ser humano para se manter jovem. Preocupação com a saúde, mais que isso, com a estética exterior, tem mudado o conceito sobre quem é jovem. Os cinquenta anos são os novos quarenta, os quarenta são os novos trinta, e por aí vai, todo mundo quer ter vinte anos para sempre. Academias tomam lugares de asilos, são os templos de adoração da juventude, corpo perfeito para sempre, nutricionistas e esteticistas são os sacerdotes desses templos, mas o deus realmente adorado é o ego humano. O ser humano mudou moralmente, melhorou espiritualmente com isso? Não, na verdade nunca se viu um homem tão vazio e cansado do prazer imediato e fácil. Mesmo com a AIDS, com o politicamente correto, a depravação e a libertinagem deixaram de ser pecado. Isso agora é direito de todos, todos que se negam a amadurecer, a aceitar que a ação do tempo é inexorável e possui uma finalidade útil. Querem usufruir mil anos em um, como adolescentes sem pais ou autoridades que lhes digam o que é certo e o que é errado, aliás, certo e errado não existem mais, isso é coisa do passado, de gente velha que não caiu na realidade do mundo moderno atual.
      Quando se nega o tempo, foge-se da morte, sem enfrentar a morte não se tem de fato qualquer responsabilidade com a eternidade, aquilo que acontecerá depois que o corpo físico morrer. Sim, isso é mais uma maneira de rejeitar o cristianismo, ou qualquer outra religião que ensine comunhão com o divino para se ter direito a uma eternidade em paz. Mas que equívoco enorme é esse, negar a eternidade é negar o espírito, ver o homem só como um mecanismo de carne que come, dorme, faz sexo e trabalha para manter tudo isso. Tudo isso por quanto tempo? Por setenta anos, oitenta, noventa? Sim, o homem tem vivido mais, planos de saúde têm ganhado muito dinheiro prolongando a vida, mas cem anos é uma gota no mar da eternidade, muito menos que isso, na verdade. É um grande engano desprezar o tempo onde existirá a essência do ser humano, muito mais importante que um instante encarnado aqui neste planeta. Ninguém sabe o que acontece depois da morte? Cientificamente, sim. Mas se não se sabe se o que se viveu na vida física fará diferença na eternidade, também não se sabe se haverá alguma troca de vida física de qualidade por vida espiritual em paz, e entenda-se qualidade como prática de valores espirituais, não só de saúde e equilíbrio emocional.
      Contudo, a eternidade não começa com a morte física, não mesmo. O homem prova a eternidade todos os dias de sua vida física, através de valores e aptidões que não podem ser achados no cérebro ou no coração carnal. Fé, esperança, medo, amor, ódio, assim como imaginação, criatividade, que produzem artes como a música, pintura, poesia, teatro, cinema, etc, tudo isso é muito mais que criações do corpo. É o espírito que sonha, que acredita, que nasce e que morre, o corpo segue junto, limitado, envelhecendo, mesmo que o espírito permaneça jovem para sempre. O que faz o espírito reviver e reviver, renovar-se, não são excercícios físicos, regimes alimentares, mesmo que isso faça algum bem às emoções e aos pensamentos. Espírito só pode ser alimentado com alimento espiritual, e só um espírito vivo sobreviverá na eternidade com vida e com o criador de toda a vida, Deus.
      Impossível falar em eternidade sem falar no Deus verdadeiro e em Jesus como o único meio de se chegar a ele. Religiões, de um modo geral, entregam ao ser humano uma maneira de se ter comunhão com o divino, com o mundo espiritual, com Deus, com a eternidade. Mas religões de homens, inventadas por homens, darão soluções humanas para se ter essa comunhão. Só o cristianismo é a religião de Deus, onde criador da eternidade dá ao homem uma solução eterna para que sua essência, o eterno espírito humano, viva em paz. Só o pai dos espíritos pode dar ao espírito humano uma solução espiritual para viver a eternidade espiritual, uma solução de cima para baixo. Qualquer outra solução, de baixo pra cima, não terá eficácia. Por que só o cristianismo oferece uma solução de cima para baixo? Porque os fundadores de outras religiões morreram e seus túmulos podem ser achados na terra, todos eles nasceram de pais humanos, e todos eles viveram, mesmo que como sábios e abnegados, um vida espiritual inferior à de Jesus Cristo.
      Bem, a aceitação da verdade do evangelho é através da fé, e o homem pode se recusar a crer. Ele pode dizer que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, que Cristo, mesmo sendo alguém diferenciado, teve uma vida mundana ou mesmo se relacionou maritalmente com mulheres, como com Maria Madalena, ainda que se casar e fazer sexo não representem em si algo errado. O homem pode não acreditar no diferencial de Cristo, nem que ele ressuscitou e subiu ao céu com o corpo transformado, mas é só assim que o evangelho pode ser desconsiderado, crendo que ele é uma fraude, uma mentira. Sob esse ponto de vista, qualquer outra religião ou fundador de religião é mais plausível, e o cristianismo senão um engodo, uma loucura. Mas em se tratando de eternidade, de vida espiritual, as referências são outras, é um universo onde só se interage pela fé. Fé não é acreditar em fantasias, em mentiras, mas é acessar uma realidade com valores diferentes, com causas e efeitos distintos dos valores materiais.
      Eu vou dizer uma coisa, com 58 anos de vida, 42 de convertido, tendo errado muito nesta vida, batido a cabeça, demorado para aprender e praticar mesmo conceitos espirituais mais simples, mas tendo experimentando em toda a minha vida uma presença espiritual forte e viva de Deus ao meu lado, sempre me apontando a eternidade como o ponto no horizonte para onde eu devo olhar e seguir. Se eu morresse e verificasse que tudo o que eu esperei da eternidade, baseado no cristianismo, não confere, ainda assim teria valido a pena. Temos que morrer no corpo para viver a eternidade? Não, a eternidade começa aqui, em cada escolha que fazemos por uma vida melhor que os valores deste mundo.
      Confiar na justiça deste mundo? Inútil, neste mundo não há justiça. Confiar na prosperidade que se adquire com trabalho e estudo neste mundo? Tudo isso nada vale numa velhice solitária, doente é triste num leito hospitalar. Confiar no homem? Os que forem humildes construirão uma família, acharão uma companheira ou um companheiro fiel e amoroso, com o qual se divide a existência encarnada, e filhos, nos quais deixar um legado verdadeiro. Acharão também amigos, poucos, mas sinceros e fiés, que os acompanharão sem fazer exigências e os amarão pelo que realmente são. Isso levaremos para a eternidade conosco, bons relacionamentos e valores eternos, mais nada, tudo o que se baseia no homem, incluindo igrejas, são ilusões, enganos, casas de palha que serão queimadas rapidamente com a menor variação daquilo que somos e temos neste plano. Basta mudar de opinião, de igreja ou de emprego, para que muitos homens nos abandonem.
      Eterno é Deus, então deixemos que ele viva em nós, com liberdade, em amor, nunca por obrigação. Por obrigação o Espírito Santo se cala, e falam mais alto as vaidades, mesmo disfarçadas de valores espirituais. Eternidade se escolhe todos os dias, não por medo do inferno, nem por se achar merecedor do céu, mas por amor ao amigo Jesus que se deu por nós. Sabe o que vai entrar no céu? A amizade, com Deus, com as pessoas, o amor desinteressado, mesmo acima do sexo conjugal permitido por Deus com nossos companheiros. Sejamos antes de tudo amigos de esposas e esposos, amigos confiam e nada escondem. Se a eternidade é intimidade com Deus, só entra nela em paz os que são íntimos dele. Quem entra no interior de sua casa, na cozinha, na sala de lazer ou no quarto de dormir? Na sala de estar, com certeza recebemos quase que qualquer um, mas ela é somente para visitas rápidas, para um encontro passageiro, educado. Deus recebe muita gente em uma sala de estar nesse mundo, educadamente fala com as pessoas sobre salvação e sobre a eternidade. Mas somente os salvos e amigos habitarão no céu eternamente com ele. Quer ter uma eternidade em paz, na intimidade do Senhor? Seja amigo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário