sábado, abril 14, 2018

      "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2.8-9

      "Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’." Atos 17.27-28

      "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." Mateus 17.20

      A fé realmente espiritual, dom de Deus, é descanso, ausência de força humana, e permissão irrestrita para Deus agir, da forma que lhe convier. Não a confundamos com aquilo que tantas vezes já disse aqui, a energia vital humana. Essa energia é uma convicção física, emocional e mental, mas que não é necessariamente a fé espiritual. Sim, essa energia pode beneficiar o homem, principalmente sua saúde física e mental, mas ela, por si só, não coloca o homem em comunhão com Deus, nem dá a ele direito à salvação na eternidade. A fé espiritual, contudo, que só o novo nascido em Jesus possui, que é fruto do Esírito Santo, quando exercida pode movimentar também essa energia física e emocional, mesmo que não dependa dela para existir e agir.
      Sabe quando as religiões e o mundo dizem, "o importante é ter fé, não importa em quem"? Eles esão se referindo à essa energia física e emocional, não à fé espiritual, mas mesmo muitos cristãos experimentam somente efeitos da tal energia e não da fé. Isso está errado? Não, mas o correto seria todos terem discernimento para diferenciar as coisas, e não usar um conceito que é do esoterismo, mesmo da magia e da bruxaria, e não do cristianismo verdaeiro. Penso que antes da queda do homem, as duas coisas funcionavam juntas, sem diferença, já que Deus andava entre os homens, conversava com ele, tinha uma comunhão plena e diferente da que temos hoje, mesmo salvos através do Espírito Santo. Essa separação ocorreu depois da queda, e é importante que se saiba que o satanismo usa muito essa energia, que não é necessariamente santa, para os satanistas, mesmo a "energia" presente em orgias sexuais é útil em cerimoniais para movimentar o que eles dizem ser "forças espirituais", forças do mal, que nada têm a ver com Deus.
      Quando se vê fé espiritual como força, pode-se cair no engano de achar que a fé é maior se a força humana, seja a convicção ou esforço em qualquer espécia de cumprimento de promessa, é a que movimenta a providência de Deus a favor do homem. Quando o apóstolo Paulo diz que fé é dom de Deus, ele revela que essa fé, o homem não pode adiquiri-la por esforço próprio. O homem pode, e deve, querer se aproximar de Deus, mas é Deus quem toma a iniciativa e se revela, dando grautitamente fé espiritual no penhor do Espírito Santo, para que o homem entenda as verdades espirituais e tenha uma relação de filhos com o Senhor. Quando Jesus diz que se tivermos fé poderemos mover montes, ele não se refere à quantidade de energia de convicção física e mental, não só a isso, mas a um desejo sincero de confiar em Deus e deixá-lo agir, mesmo que sua vontade seja não mover um monte de lugar.
      Você que acompanha o blog, sabe que esse é um tema recorrente, com certeza umas das ênfases do "Como o ar que respiro", mas é justamente porque o mundo e os hereges têm usado demais a fé de maneira errada, em primeiro lugar chamando a tal energia de fé, em segundo lugar empoderando o homem, jogando nele, não diretamente em Deus, a potência para se obter as coisas. Assim aumenta-se o número de "crentes" nas igrejas pedindo milagres físicos, mas diminui o número de homens salvos e maduros em Cristo. Você não concorda com isso? Então verifique o número de batizados em sua igreja mensalmente, compare com o número de novos membros já "convertidos" que são aceitos em sua igreja, remanejados de outras igrejas.
      Mas fé é preciso, o justo viverá por fé, e a fé mais genuína, mais poderosa, é aquela usada num momento de total desespenrança, de luta, de dor, onde colocamos toda a nossa confiança na ação de Deus fazendo sua vontade plena. Tenhamos fé, a mais pura, em Deus e por meio exclusivamente de Jesus Cristo. O Senhor nunca despreza alguém que chega a ele assim, nunca, acredite! Seu problema nunca será maior que Deus, pra Deus nada é impossível, eu já provei milagres maravilhosos de Deus, e creia, os maiores milagres de Deus muitas vezes são provados em segredo e nunca o testemunharemos nos púlpitos, sejam reais ou virtuais, mas os guardaremos nos corações para sempre, como provas do criador e mantenedor do universo respondendo ao pedido de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário