domingo, abril 15, 2018

Verdade

      O que é verdade? O dicionário diz que é "propriedade de estar conforme com os fatos ou à realidade, coisa, fato ou evento real" (Google), isso pode ser com relação ao relato de um fato histórico, é verdadeiro se realmente tiver ocorrido. Contudo, com relação às convicções de conceitos subjetivos, morais, e mesmo metafísicos, como certo e errado, bem e mal, existência ou não de Deus, a verdade não é absoluta, mas relativa ao ser humano que a usa. Na verdade, a relativização da verdade é o ponto filosófico mais discutido nos útimos tempos, dar a todo homem direito à sua verdade pessoal, talvez seja a maior bandeira que o mundo levanta atualmente, por trás da tolerância com todas as diferenças, seja de raça, religião, posicionamento polítivo ou gênero sexual. Cada um tem o direito de ser, querer e ter o que desejar, e claro, num mundo civilizado, desde que não violente ninguém. Sem filosofar muito no assunto, vamos ao uso comum e prático que o ser humano faz daquilo que considera verdade em sua vida diária, verdade moral, ética e religiosa de cada um.
      É interessante procurar entender também os conceitos de moral e de ética, algumas definições podem ser achadas no link "Diferença entre moral e ética", neste outro, da mesma página, leia "exemplos práticos da diferença" entre moral e ética. Um exemplo simples sobre a diferença entre moral é ética, está no tipo de atitude que podemos tomar, em relação a um mendigo que nos pede algo. Pela ética social não somos obrigados a dar esmolas a ninguém, mas por um princípio moral pessoal, podemos dar a esmola, assim, nesse caso, dar esmola pode ser uma verdade variável de pessoa para pessoa. A verdade sobre conceitos subjetivos está ligada à moral de cada indivíduo.
      Então eu chego às palavras famosas ditas por Cristo, "eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6), nelas Jesus afirma ser a verdade. Para um cristão convertido, Jesus é o único que salva, que conduz o homem a Deus. A obra redentora de Cristo, como ele nasceu, como ele viveu, como ele morreu, porque, quando e onde ele veio, representa a verdade religiosa. Todas as outras soluções, opções ou interpretações de ligação do homem com Deus, propostas por outras religiões, são mentira, ou no mínimo, inúteis. Parece um pensamento extremista? E é, eu nunca disse que o cristianismo genuíno não era extremista, quem vê o cristianismo de forma distinta, se engana. Contudo, contudo e CONTUDO, muito cuidado depois de ter esse entendimento, mesmo sendo extremo, e VERDADEIRO, o cristianismo não pode ser imposto, de nenhuma forma!! Violência, de qualquer espécie, não têm nada a ver com o verdadeiro cristianismo, aí é que está a diferença da verdade de Deus e das "verdades" humanas.
      A "verdade" do homem sempre acabará em violência, em imposição, mesmo que seja somente de forma ideológica, com a sutilidade da mídia e dos poderes intelectuais do mundo atual. O homem por ele mesmo, não pode exercer a verdade, por mais bonita, democrática e tolerante que ela pareça. Quando o ser humano tenta defender sua verdade, ele sempre experimentará ódio, preconceito, mesmo que seja preconceito contra o preconceito, disfarçado de vitimização. Só o Espírito Santo pode dar ao homem o amor puro e sem interesses egoístas, para compartilhar verdade sem violência, mesmo que ela confronte as "verdades" mais profundas e individuais do homem e diga a ele que tudo que ele acredita é mentira. A verdade de Deus vem ungida com muito amor, deixando depois paz, e nenhum tipo de guerra, os simples de coração realmente humilde, entenderão isso e serão transformados.
          Como já disse aqui tantas vezes, cristão, não imponha tua verdade, mesmo que ela seja embasada na palavra do próprio Cristo, afirmando que ele é a verdade, antes viva essa verdade numa vida justa, misericordiosa, de trabalho honesto e de virtudes profundas principalmente no ceio familiar, com cônjuge e filhos. Contra uma prática de vida cristã verdadeira, não há mentira que prevaleça, essa é a única verdade que pode vencer o Diabo e a carne, o mundo e as mentiras espirituais. Essa vitória inclui o prevalecimento contra as falsas bandeiras de tolerância e respeito, que ideologias como a esquerda política, tentam pregar, arrogando roubar do cristianismo o direito legítimo e exclusivo de oferecer ao ser humano um mundo melhor, começando pelo coração do homem.
      Mas mesmo cristãos novos nascidos de fato em Cristo, podem ter verdades distintas. Os apóstolos Pedro e Paulo enfrentaram diferenças, no tempo do início da Igreja na terra. Judeus convertidos se achavam melhores que os gentios convertidos, por serem descendentes de Moisés e do rei Davi. Por outro lado, gentios convertidos se achavam mais livres, por saberem que não precisavam obedecer à Lei judaica, integral ou parcialmente, depois de salvos por Jesus Cristo. De um lado havia arrogância por tradição, do outro lado, arrogância pela inovação, o ser humano sempre foi igual, buscando em si mesmo, motivos para se achar superior, pensando que a sua verdade é melhor que a verdade dos outros. O problema não está em ter uma verdade, mas em respeitar a verdade dos outros, e acima de tudo, em viver a verdade com coerência e sem hipocrisia.
      Jesus, Jesus e JESUS! Ele era a verdade, quando encarnado, e o é para sempre, ainda assim era manso e tranquilo, confrontando os homens mentirosos. Não se impunha, não exigia direitos, não era violento, seja em ações ou em palavras, e mesmo nos discursos mais profundos e doutrinários ("técnicos"), não manifestava nem a mais sutil das violências, ainda que tivesse argumentos inquestionáveis. Esse é o evangelho para o qual o Espírito Santo nos chama, o da verdade verdadeira, e me perdoem a redundância, no meio de um mundo onde todos querem ser donos da verdade. Sim, Jesus é a verdade, mas só teremos direito à ela se a vivermos em verdade.
      O segredo é o Espírito Santo, só ele pode nos dar o tom certo, infelizmente tantos de tantas formas interpretam de maneiras tão equivocadas o Santo Espírito. Alguns simplesmente o desprezam, dando lugar somente ao entendimento intelectual da verdade de Deus. Outros o violentam, colocando as experiências emocionais, estúpidas e infantis, acima da delicada, mas clara, voz do Consolador. Tenhamos cuidado, temor a Deus, paz e santidade para ouvir e obedecer a voz do Espírito Santo, só ele pode nos conduzir à verdade única de Deus, que não está em regras, leis, nas religiões e denominações cristãs, e mesmo na palavra escrita, por ela só. O Espírito Santo é a palavra da verdade do Senhor em nós, o verbo de Deus, que é Jesus Cristo, o caminho, a verdade é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário